UM REDONDE À BEM-AMADA

 

Na cadência do redonde
Vou louvar à Bem-Amada,
Cujo sorriso esconde
Uma aparência de fada.
É de singular beleza
A simpática princesa
Que me finjo de visconde
Pra pedir-lhe a mão rosada.
Na cadência do redonde
Vou louvar à Bem-Amada.

 

Gurupá, Pará, Brasil, 21 de abril de 2022.

Composto por Jayme Lorenzini García.

◄ Início | Próximo Redonde ►


REDONDE: É uma composição poética criada por Francisco de Assis Góis. É um poema monostrófico, intitulado, de 10 versos compostos em redondilha maior. O e o versos repetem-se, respectivamente, como e 10º versos. Contendo três rimas (A, B e C), habitualmente na sequência ABABCCABAB, o redonde permite as variações: ABBACCABAB, ABABCCBAAB e ABBACCBAAB. Outra variação possível está relacionado à métrica, da seguinte maneira:  a) os primeiros quatro versos podem apresentar um número fixo de sílabas poéticas e  b) os segundos quatro versos, outro.  Todavia, uma dessas partes - a primeira ou a segunda - obrigatoriamente deverá ser composta em redondilha maior, enquanto que a métrica da outra parte fica a critério do autor, com a ressalva de que não deve ser menor que cinco sílabas poéticas (redondilha menor) nem maior que doze sílabas poéticas (versos dodecassílados). As demais regras permanecem válidas e inalateradas. Por fim, temos o redonde encadeado que se faz quando um poema com duas ou mais estrofes é composto no estilo redonde.