SUDÁRIO E O CASSIMIRO COCO

Desde que me entendo de gente que o Teatro de Bonecos, mais conhecido em entre nós como Cassimiro Coco, faz parte de nosso imaginário.

E, falando nisso, uma pessoa muito especial que deu vida a inúmeras personagens de bonecos é, sem dúvida, o Sudário. Um artista completo, criativo tanto na performance com seus bonecos dando vida a incontáveis personagens, quanto na música. Suas apresentações eram sempre aguardadas com muita expectativa. Era diversão garantida e ninguém nem ousava pensar em perdê-la.

Ele era dotado do raro dom de ouvido absoluto, aquele que pode ouvir a música, mesmo sem instrumento musical, tirando som até do silêncio. Falando nisso, quando o Tio Cely me presenteou com uma gaita Hering, como autodidata, aprendi a ler e escrever partitura. Nessa época, compus minha primeira canção, uma milonga intitulada MAS QUE IDEIA! Principiante na arte de copista e transliteração, levei uns três meses para finalizar a partitura. Além de gaita, também me aventurei na flauta doce e violão.

Num belo dia, o Sudário, como costumava, entrou lá em casa para visitar o papai e botar o papo em dia. Ele viu minha partitura sobre a mesa e se admirou dizendo: _ Oh, Pedro! Aqui tem algum músico? _ E solfejou todinha minha música.

Tive sentimento de vergonha por ele, em dois minutos cantar minha canção, mesmo sem instrumento, mas também de muito orgulho por meu trabalho ter sido apreciado por um músico tão competente de alto quilate como era o Sudário. Pra quem não sabe, ele foi integrante da Banda Municipal de Música de Barbalha.

Esse é o Sudário que conheci e que guardo com muito carinho em minhas recordações.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 25/12/2021
Código do texto: T7415025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.