A decadência de Narnia, digo, Sarnea

Em nossa Nárnia, digo, Sarnea, nosso mundo não plano e geocêntrico, existem vários universos, e nestes universos, diversas ilhas insólitas.

No limiar do mundo de Nárnia, digo, Sarnea, o oceano já não tem água doce, coberto por flores, e o céu já não encontra o mar... Tudo é esgoto. Além do mais, no extremo leste deste oceano está o País de Mala, digo, Malam, onde a justiça reside em malas no formato de cédulas irreais, estas não constituem prova de valor nem para a justiça nem para a injustiça. Aliás, a moeda corrente de nossa Sarnea é o Real Sarcoptes scabiei.

O solo de Sarnia é composto de uma camada pútrida, que se acumula no interior da terra, onde as rochas também são criaturas e suscitam o extrativismo inconstitucional. E em falando em constituição, a de Sarnia é um poema épico, onde os magos interpretam conforme suas conveniências Sarnientas, mas, isso já são outras Illíadas e Odisseias.

O céu de Sarnea é habitado pelas estrelas, que também são vivas e realizam danças que os multíscios podem interpretar para fazer predições sobre a chegada de Imanência, e outros acontecimentos. E quase todos os sarneantes esperam ansiosamente por este momento; alguns sarneanos já se intitulam imanências, e só esperam o vinde a mim.

O tempo em Sarnea é ditado pelo sol, que é um Cisco em chamas que dá a volta em torno do mundo de Sarnea uma vez a cada dia. É no sol que estão as flores de fogo, cujo extrato compõe o líquido do frasco de diamante entregue para belzebu por Papai Soel.

Sarnea é o principal país dentro do mundo de Nárnia, digo, Sarnea, porém este mundo contém outros locais, como o Congrezo, Cenário, Suborno, Subida do Planário, o Grande Decerto , Sedeumal, os Campos da Cúpula Central, os Campos Emendários e o País de Amanhã.

O castelo da Triade Poderosa, limitado ao norte por montanhas e ao sul pelo rio Botafogo, onde instruiu-se os homens a guardar silêncio sobre sua identidade, é separado da Caranguelandia pelo deserto Amigo. Foi fundado pelo príncipe Mol, filho do rei Desnão no ano 003 de Sárnia.

Tudo ia bem no mundo da Narnia, digo Sarnea, até que a chegada de Tozão, Permetrine, e Crotamitão, supostos alienígenas desativadores do ativo Sarcoptes Scabiei, passaram pelos anéis mágicos dos invertebrados marinhos, e fizeram o tempo em Nárnia não passar da mesma forma, causando o caos e a esgotolandia. A teoria Responsaria de Sarnea nos remete ao Salmo 50(51) do terreno livro: Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Então mil anos se passaram, e no dia de ontem que passou, como as horas da noite e dia, fez tudo virar do avesso...

Livros já previam vários trechos da história de Sárnia, começando com a criação em O amigo do amigo de meu pai, até o seu fim, a decadência que é decretada pela Última Suspeição. Assim uma nevoa Negra em forma de “Talus” , tornou-se e uma espécie de ameaça que procura "corruptoídes com toda a bondade" e "acende a luz" do mundo, exaltando o ponto final. Então Sarnia afundou, assim como afundam os que não sabem nadar, porque não sabem ver. FUN!

Loucura! Loucura! Loucura!