1130-BRINCANDO COM AS PALAVRAS

BRINCANDO COM AS PALAVRAS –

1º. Da série

AMAR = CRIAR

Deus abriu a boca e criou o AR. E em seguida AMAR, foi o primeiro verbo. E em seguida ATUAR, pois, segundo a teologia católica, começou a PENSAR . E com a força infinita de seus pensamento, que agrega toda a energia universal, criou o Universo, com todos os corpos celestes e fenômenos cósmicos, como os buracos negros, que não é estrela nem planeta, nem tem corpo. É apenas um vórtice de energia, que engole tudo o que está ao seu redor, como os tornados e furacões. Talvez Deus tenha criado os buracos negros como lixeira do universo, pois já sabia que algumas coisas que iria criar iriam para o lixo.

AMADO

Ainda quando era menino, alguém me informou que o significado de meu nome, Antônio, é “O bem Amado! – Só não me disse em que língua. Também nunca cogitei de saber, de tão lindo que achei. E passei a agir no sentido de corresponder ao significado, e hoje, já em avançada idade rumo ao centenário (só faltam dezesseis anos) sinto que, por toda minha vida, fiz jus ao “Bem Amado” .

ANTÔNIO

Uma curiosidade a respeito de meu nome: é a única palavra em português que, vertida para o grego moderno, conserva a mesma escrita. Conferi: escrevi ANTONIO E pedi ao Google que me informasse como se escreve em grego.Resultou em ANTONIO.

AMARELO

Olha que palavra linda. AMAR-ELO. Não precisa dizer mais nada, mas tenho de acrescentar que é minha cor favorita. Tanto assim que em 1969 adquiri um carrão da Marca Ford, tipo Galaxie-500. Como não era fornecido nesta cor, o revendedor (em Jales-SP) teve de fazer uma encomenda na cor que especifiquei.

ARMONIA

—Mestre, mestre, está errado! Harmonia começa com a legra agá. É a radical ...

— Ah! Radical...radical. que palavra mais incorreta. Como sabemos a única constante do Universo é a mudança. Temos de ser flexíveis com a língua. Nada de radicalismos...

Certa vez, na Itália, ouvi a seguinte exclamação:

Questo non val’unna acca! —

E o velho italiano que havia proferido abria os braços para reafirmar o que exprimira, que significa, com toda a sabedoria,

“ Isto não vale um agá”, ou seja, não vale nada. O agá não vale nada.

Já pensaram os leitores: o que vale um agá? “Oje” é menos “hoje” sem agá? “Ora” sem agá tem menos minutos ou segundos? “Compania” é menos “companhia” sem agá?. Aliás, neste caso o agá jaó não é pronunciado há muito tempo. Bom. Voltemos ao armonia sem agá.

Armonia é a chave para a paz, bem viver, liberdade, amor. Para amar, tem de saber armonizar. Para ter sucesso, é preciso armonia. Armonia está nas relações felizes, na família, no trabalho, nas reuniões. Onde falta armonia nada funcionada – ou funciona mal.

Sabe onde existe menos armonia? Nas relações internacionais, ou seja, nas relações entre países;

Já notaram: todos desconfiam de todos. Todos os países se postam em desarmonia. O primeiro fator desarmonia entre nações são as fronteiras. Depois, vêm os exércitos, as desavenças comerciais, lutas por influência sobre esta ou aquela região, e assim vai, num numero sem fim de itens de falta de armonia.

Acordos são firmados na maior hipocrisia (opa! Não será melhor ipocrisia?) para não serem cumpridos, ou seja, exemplo clássico de falta de harmonia.

Armonia com agá será mais eficientes do que harmonia?

AGÁ

Por falar em agá, por que será que o nome da letra H é agá, e não “hagá”? Sinal de que o H não vale nada mesmo.

AVE MARIA

Que doçura de expressão, não é mesmo?

No nordeste do Brasil se diz, exclamando “Afe Maria! Ou simplesmente “Afe” para exprimir espanto, aprovação, etc.

“Afe Maria, que acarajé porreta de gostoso” ou “Afe, que calorzin bom para uma soneca!”

AMÉM

Uma palavra totalmente conclusiva, não é mesmo?

Amém no fim da oração coloca toda a força do enunciado, reforça a intenção do pedido ou gratidão do atendido, enfim, é a palavra de fé total.

ATÉ

Então, por hoje ficamos por aqui. Até!

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 5 de outubro de 2019

Conto # 1130 – série Infinitas Histórias-experimental

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 10/02/2020
Código do texto: T6862801
Classificação de conteúdo: seguro