O TRANSE

Freud psicanalisa a princesa Maria Bonaparte , em transe (o caso da educação vitoriana), utilizando o método catártico e a técnica da compressão.A princesa recusa a obedecer quando ele dá por terminada a sessão.

MARIA

Eu tinha vinte e um anos e uma educação demasiado austera.

FREUD

(para uma audiência imaginária)

Sexualmente imatura

MARIA

Em Julho de 1880, o meu pai adoeceu gravemente…Era eu quem cuidava dele , quer de dia quer de noite. Até que em Dezembro, tive um esgotamento.

FREUD

Foi então que me mandaram chamar.Os sintomas eram uma violenta tosse nervosa, estrabismo, perturbações da visão e paralisia do braço direito e do pescoço… além de um estranho problema de linguagem.Era capaz de entender o que lhe diziam em Alemão mas respondia frequentemente em Inglês.

MARIA

E sofria de alucinações.Aquelas minhas ideias “vergonhosas”

FREUD

De início, parecia que estava a melhorar…

MARIA

Pois, Dr mas o meu pai morreu e as alucinações tornaram-se mais violentas durante o dia.Depois ao anoitecer, caio numa grande prostração

FREUD

Numa espécie de transe…

MARIA

E murmuro inconsciente uma ladainha sem fim que me deixa completamente exausta

Klague…loggen..schilft…angst…boxsport…chiffre…

FREUD

Como um disco partido.

Procurei repetir as palavras que dizia de modo que me descrevesse as suas alucinações.E depois disso, quando saía do transe…

MARIA

Sinto-me melhor,mas quando não sou capaz de as descrever passo o resto da noite numa ansiedade extrema.

O meu tratamento de conversa – a minha limpeza da chaminé já não dá resultado.

FREUD

O problema é que ia aparecendo com sintomas novos.(para Maria)Continua a sofrer de hidrofobia?

MARIA

Receio que sim.

FREUD

Há quantas semanas não bebe um copo de água?

MARIA

Cinco, seis.Não sei ao certo.Até pegar no copo me repugna.

FREUD

Tente, faça um esforço para voltar atrás.

MARIA

Em transe

Um dia no quarto de uma inglesa, vi o cão dela beber a água de um copo.Que nojo!Só por delicadeza é que não disse nada…

FREUD

Ora aí está.Uma explicação possível.E agora?

MARIA

Agora sou capaz de dizer!Aquela mulher horrível e aquele cão horroroso!

Tinha-me esquecido daquele cão até agora!

FREUD

É capaz de se lembrar de como é que começou a entortar a vista?

MARIA

Eu estava transtornada e tinha vontade de chorar mas receava que as minhas lágrimas assustassem o meu pai moribundo.Só conseguia olhar para o relógio entortando a vista para aquele lado…

FREUD

E o seu braço paralítico?

MARIA

Eu tinha estado toda a noite de pé.De repente vi uma cobra negra.Tentei mover o braço – mas não fui capaz!Queria gritar , mas não conseguia lembrar-me senão das palavras de uma oração inglesa.

FREUD

Bem.É melhor ficar por aqui

Penso que por hoje é tudo.

MARIA

Oh não, ainda não!

FREUD

Continuamos no próximo dia Mlle Bonaparte.

MARIA

Estou grávida.E a criança é sua!

FREUD

Meu Deus,a transferência ou então está outra vez com alucinações.Vamos parar.

MARIA

Indecente,enganador de mulheres, violador!

FREUD

Frau Schultz! Hoje não consigo fazer tirar a Princesa do transe.Por favor, traga um jarro de água fria e tente borrifá-la com uns salpicos.

MAGDA (entrando)

Dr Freud, um dia isto ainda acaba em tragédia.As suas teorias estão a tornar-se subversivas.

FREUD

Talvez as minhas ideias sobre a histeria não sejam muito ortodoxas mas neste momento urge agir.

MAGDA

Eu sou uma mulher prática.Nasci na Alemanha.Perdemos a guerra mas havemos de erguer novamente a nação.Não vou buscar água nenhuma.

FREUD

Eu não sei se a doente já saiu do transe.Que sugere então, Frau Schultz?

MAGDA

Por mim, prego-lhe duas galhetas para a ajudar a sair deste torpor e depois para animá-la convido-a a dançar uma valsa.E não é porque tenha inveja do pénis.

FREUD

Inveja do pénis?Frau Schultz,por favor!

MAGDA

Os seus estudos, a sua investigação reduzem tudo ao sexo.O mundo é muito mais do que isso. Por exemplo o do meu falecido era muito insignificante.Como é que eu podia invejar uma coisa daquelas?

José Manuel Serradas
Enviado por José Manuel Serradas em 25/01/2020
Código do texto: T6850201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.