Surpresa! - Hexislaice #001

SURPRESA

Bosco Esmeraldo

ABBAAB - AB

A verdadeira surpresa

É algo que não se espera

Que nunca te desespera

Nem te põe numa represa

Ou em redoma, qual presa

Que, em amor, se esmera.

A verdadeira surpresa

Que, em amor, se esmera.

**********************************

Etimologia: Hexa, do grego Hexa - seis; slaice, anglicismo de 'slice' - fatia (empréstimo fonético).

HEXASLAICE é uma poesia em novo estilo. Uma criação de Bosco Esmeraldo e faz parte do acervo Alelos Esmeraldinus. É um fatiamento da Encantosia, estilo deste mesmo acervo. Uma composição híbrida hexatrófica (estrofe em seis versos) acrescida de um dístico extraído do sexteto (primeiro e sexto versos).

O Hexaslaice, embora tenha seis versos mais dois, traz um gostinho de trova, embora tenha formato 'hexa-duo' e tem como Madrinha deste estilo: Aíla Maria Brito Silva (Aila Brito).

Tem o mínimo de uma sexteto e um dístico. Pode ter rimada única ou mesclar com as possíveis rimas conforme segue abaixo.

Rimada:

ABBAAB AB,

ABCCBA AA,

ABCABC AC,

ABCBCA AA,

ABCACB AB ou

ABCBAC AC.

Podemos utilizar única rimada ou combinar os conjuntos 'hexa-duo' seguintes com uma das rimada predita.

A escanção ou contagem silábica básica e preferencial é heptassilábicos [redondilha maior (7 sílabas)] podendo ter escanção híbrida combinando com uma ou mais das que seguem.

(Dodecassilábicos) [12],

(Hendecassilábicos) [11],

(Decassilábicos) [10],

(Eneassilábicos) [9],

(Octossilábicos (8),

(Pentassilábico) [5 - redondilha menor].

Tente pelo menos um!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 29/08/2019
Reeditado em 13/12/2023
Código do texto: T6732231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.