A OSTRA E A PÉROLA

Muitas espécies, em risco de extinção ou quando submetidas ao estresse sob severas adversidades, se tornam esporos para, no futuro, se reproduzirem, repovoando suas fito-comunidades.

Muitas pessoas, quando se sentem ameaçadas se ostracizam, criando camadas e mais camadas de proteção, se blindando de tudo e de todos até formarem belas pérolas em seu interior. Só que nem sempre descobrem o quão belas se tornaram e ficam a se nacarar, mais e mais, até que as pérolas, de tão grandes que se tornam, as sufocam e o triste resultado são ostras mortas recheadas de pérolas de altíssimo valor. Mas, do que vale ser uma rica saudade e não ter vida para desfrutar o que já foi? Presente já era, passado presente que se foi.

Precisamos ser conscientes de que tudo (e tudo é tudo mesmo) é passageiro e que não há bem terreal que dure para sempre. O mesmo dizemos do mal. Tudo que começa, cedo ou tarde termina. Basta termos paciência que tudo logo passa e é jogado no mar do esquecimento. Felizes os que aprendem a superar todas as adversidades e andar firmes, cabeças eretas para frente e avante.

Infelizmente, há pessoas que não reagem e por isso, não se recuperam e findam se autodestruindo, culminando com o suicídio. Quantas vezes convivemos com gente aparentemente divertidas e proativas, mas no fundo usam apenas máscaras para esconderem o turbilhão que preenche a sua alma e, de repente, tomamos ciência de que partiram de forma muito drástica? Será que somos incapazes de ler os sinais vazados direta ou indiretamente nas entrelinhas? Se formos mais altruístas, menos "umbilicus-cêntricos", seremos capazes de não só perceber, mas ajudar àqueles que precisem de nosso apoio e de um ombro amigo capaz de os amparar.

Se assim procedermos, teremos cumprido a máxima do Evangelho que nos ensina a amarmos o próximo como a nós mesmos.

***************

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

Mateus 22:37-40.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/08/2019
Reeditado em 19/08/2019
Código do texto: T6723305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.