Estilo literário *TRIACTUS*

Hoje, ao despertar, ganhei um novo estilo o qual compartilho com os queridos leitores.

Apresento-lhes o meu mais novo estilo literário. Chama-se Triactus, um poema desenvolvido em três atos.

1° ato - a introdução do leitor ao trabalho em apresentação;

2° ato - ambientação e desenvolvimento;

3° ato - conclusão e fechamento.

Os atos são desenvolvidos no estilo Bonsai*.

O 1° ato pode ter de um a dois bonsais;

O 2° ato pode ter até quatro bonsais, não menos que o 1° ato;

O 3° ato pode ter até três bonsais, não mais que no 2° ato.

O título de cada ato é de acordo o tema. É dinâmico e tem tudo a ver com o conteúdo de cada ato. Neste exemplo a seguir, a temática é a vida. Daí, Advento, Crescimento e Recolhimento.

Se o tema for, tipo, música, os títulos poderão ser Prelúdio, A Música em si, Grand finalle. E assim por diante. O limite é sua imaginação.

Este estilo também pode ser desenvolvido utilizando quadras ou trovas.

O princípio dos três atos pode ser aplicado a todos os estilos literários. Exemplo, o Soneto, onde o primeiro quarteto é o primeiro ato. O segundo quarteto e primeiro terceto, correspondem ao segundo ato e o segundo e último terceto, o terceiro último ato.

Exemplo:

NOSSA JORNADA

1°. Ato - Advento

Morrem duas sementes;

Começa uma nova vida;

Concepção, gestação em pleno êxito.

2°. Ato - Crescimento

Vem o nascimento..,

Criança cresce e adolesce...

Já madura, goza sua mocidade.

Estuda, se forma;

Casa, constitui família;

Trabalha, produz, compõe patrimônio.

3°. Ato - Recolhimento

Assim, gera filhos;

Ganha netos, ramifica;

Família - este é seu maior tesouro.

Legado, sua herança;

No final, é recolhido;

Cena final - segue u’a nova existência .

***************

(*) Bonsai é um estilo literário criado pelo poeta Bosco Esmeraldo, parte do acervo Alelos Esmeraldinus. Composto em um dístico e um monóstico na métrica (5,7) (10), conforme exemplificado acima.

O Triactus pode também ser utilizado em qualquer estilo literário. Basta seguir a ideia de divisão interactos.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 04/12/2018
Reeditado em 30/01/2019
Código do texto: T6518675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.