AFETOS E DESAFETOS – PARTICIPAÇÕES DE CM. + L.
Continuando com o relato dentro do grupo Afetos e Desafetos, do whatsapp, irei transcrever as participações de MC. e L. sobre a vivência atual de A. o nosso protagonista masculino dentro do grupo essencialmente feminino, de mulheres que sofreram muito e ainda continuam sofrendo devido o comportamento inesperado de traição dos seus companheiros...
            CM. – Eu sei perfeitamente tudo o que você está passando! É uma fase de encantamento tal que você sabe de todas as consequências ruins que isso pode e irá lhe causar (porque não vai terminar bem tudo isso! Vá por mim!)  no entanto, você não consegue parar! Tenho certeza que você olha muitas vezes para a sua esposa e só procura ver os defeitos dela, como forma de compensar seu “erro”. Mas deixa eu te dizer uma coisa: quando ela descobrir o que está acontecendo, quando “a casa realmente cair”, você vai perceber que essa paixão não vale à pena... você vai perceber a destruição que essa paixão causará na sua vida, na sua família, no meio em que você vive...! E quanto mais tempo você passar nessa situação, mais desastrosas serão as consequências! Isso te deixará marcas para sempre! Física e emocionalmente! Sei o que é isso! É devastador! Definitivamente, não é de Deus! As coisas que vêm de Deus não nos causam dores, nem desconforto. Eu sei que você tenta sair dessa situação e não consegue, mas tenha certeza que isso vai acabar! E você vai se arrepender muito, depois, e é muito difícil “se” perdoar. Essa situação, essa paixão, isso que você está vivendo... só é bom porque é escondido, porque lhe dá uma certa adrenalina... Se por acaso o seu casamento acabar e você ficar com essa outra pessoa, esse encantamento de conversas por celulares, mensagens, encontros às escondidas, tudo isso vai acabar. Será que vale à pena? Tenha certeza, isso que você está sentindo não é amor! Está longe de ser! Cuide-se! Lute por sua família!
            L. – Nesse furacão de sentimentos, A., você tem ideia o “porquê” dessa pessoa ter tomado tanto espaço em sua vida?
            CM. – Já que você é cristão. lembre-se de que em Jeremias 17:9 o Senhor nos alerta quanto aos nossos sentimentos enganosos. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas. e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
            - Vamos então diferenciar o que é amor e o que é paixão. Comecemos pelo amor:
            - Não nasce à primeira vista, ele cresce e se fortalece dia após dia e tem o tempo todo como seu aliado.
            - Não provoca alterações orgânicas. Você continuará tendo um sono tranquilo e batimentos cardíacos moderados.
            - Seu coração fica em paz e a ansiedade passa longe de você. Valoriza características como fidelidade e bom caráter. Tem prazer em estar perto pelo companheirismo, sinceridade, respeito carinho que um parceiro pode proporcionar ao outro.
            - A atração física fica em segundo plano.
            - O amor não é cego. Você enxerga tanto as qualidades quanto os defeitos da pessoa amada, seu temperamento e personalidade. Não busca interesse próprio, mas a felicidade do outro. Nunca ameaça seu equilíbrio emocional, físico e espiritual.
            - O amor nunca o afasta da presença de Deus. Domínio próprio e equilíbrio pautam  seus passos não venera a pessoa amada.
            - É estável – não há dúvidas no coração!
            - Já a paixão é diferente.
            - Aparece na maioria das vezes tão rápido quanto um raio. Pode ser através de uma piscada de olhos, um toque nas mãos ou um pequenino gesto, mas também desaparece da mesma maneira que surgiu.
            - Seus sintomas são: insônia, falta de apetite, coração acelerado, mãos umedecidas de suor. A ansiedade passa a ser sua companheira mais fiel. A atração física é muito forte.
            - A paixão é cega. Por mais defeitos que a pessoa possa ter, você sempre a considera a sétima maravilha do mundo.
            - A paixão também é egoísta. A única coisa que importa é satisfazer seus próprios desejos, custe o que custar. Pode se transformar em obsessão causando prejuízos emocionais, físicos e espirituais.
            - Seus caminhos conduzem a um relacionamento ilícito diante de Deus! Suas consequências podem gerar traumas psicológicos.
            - A paixão é volúvel – muda de endereço com muita facilidade!
            - O fim da paixão é amargo. Em muitos casos só restará frustração, sentimento de culpa, insegurança e desequilíbrio emocional!
            - A Bíblia diz que ‘um abismo leva a outro abismo’, sendo assim, ceder às paixões é atrair para sua vida consequências desastrosas.