Diálogo entre Jardelino e Cýperus Rotundus

- “Bom dia! Identifique-se, por favor!” solicita Seo Jardelino, o jardineiro.

- “Cyperus Rotundus, às suas ordens!”, responde o ocupante do quadrado.

- “Fale-me um pouco de sua pessoa, Sr. Cýperus! De onde e a que veio?”, continua Seo Jardelino.

- “Ah, meu caro e bondoso jardineiro! É uma longa história, mas vou procurar ser mais breve possível. Tudo começou no terceiro dia da criação. O Senhor Deus criou todas as árvores e ervas do campo e determinou que déssemos sementes conforme cada espécie. Estava tudo bem, em perfeita harmonia até que o homem caiu da Presença do Senhor. Tudo ficou como Deus criou, mas a desobediência do homem desencadeou uma série de problemas trazendo um desequilíbrio entre as espécies.”

- “Mas, e porque te chamam de Erva Daninha?”, diz o jardineiro.

- “ Erva Daninha, coisa nenhuma! Eles estão é por fora. Só mesmo por ignorância é que podem me denominar assim. O Criador proveu-me grandes qualidades e o que eu faço é de extrema utilidade e me dá o status de cooperadora na luta da preservação do meio ambiente. E, a paga que me dão é me chamarem desse nome horroroso de 'TIRIRICA'. Santo Deus! Mas quanta ignorância!”

- “Mas Sr. Cyperus! Deverias é estar honrado com esse nome. Tem até deputado usando esse alcunha! E ele ainda diz que foi justamente em sua homenagem que os parentes dele o colocaram.” contrapõe o Jardelino.

- “É isso o que chamam de homenagem? Pegam um menino pra lá de levado e ousado, renitente que só e, por muxoxo a mim, o apelidam de Tiririca, dizendo que era porque ele era teimoso e ruim como eu. Onde já se viu, Eu ser isso que dizem de mim? Isso é uma tremenda calúnia! É prova da ignorância deles. Se, pelo menos soubessem da missão que o próprio Criador me comissionou não diria tamanha tolice”.

- “Ora! Vai me dizer que você tem alguma utilidade? Essa eu quero saber!”

- “Pois pra seu governo, sou mais útil que muitos de vocês que não passam de parasitas sociais”.

- “Então, diga aí pelo menos duas propriedades suas que justifiquem essa sua bazófia!”

- “Com muito prazer! Uma delas é evitar a erosão do terreno e até desabamento de montes e morros. Outra é evitar que os enxurros desloquem os nutrientes do solo, deixando-os mais ricos e férteis. Como se não bastassem estes tenho um outro que tenho certeza que nem de longe imaginava”.

- “O que, por exemplo?”

- “O Criador me dotou de propriedades medicinais. Posso curar uma série de doenças”, respondeu cheio de si o Cýperus.

- “Então, cite pelo menos três dessas propriedades e que me justifiquem eu não te roçar, pois foi justo isso que hoje vim aqui fazer.”

- “Anote aí:”

“Usos Tradicionais: amenorréia, câncer cervical, depressão,

diarréia, dismenorréia, dispepsia, flatulência, inchaços,

infertilidade feminina, infertilidade masculina, mau-humor.

"Propriedades Medicinais: adstringente, analgésico,

anti-helmíntico, antibacteriano, antifúngico, antiespasmódico,

carminativo, emenagogo, hipotenso, sedativo.”

- “Ai, meu Cristo! Tu isso? É, acho que justificaria a sua preservação, mas infelizmente nada poderei fazer por você.”

- “Mas homem! Vocês dão todos iguais! Diga, pelo menos duas razões para você tentar me exterminar!”, contra-argumenta o Cýperus.

- “Vou-te dar três:

1. Estou desempregado e preciso comprar o leite das crianças;

2. A dona da casa me contratou para eu fazer o serviço e não,

estar dando uma de doido, conversando com um bando de

Cyperaceae*;

3. Se eu não chegar com o leite das crianças, minha mulher vai

ficar 'tiririca**' comigo e vai soltar os cachorros em mim.”

- “Portanto, lamento muito e, desculpa aí as minhas lágrimas de crocodilo! Foi mal!”

=======

Glossário

=======

(*) Cyperaceae = Tiririca, Tiririca-do-Brejo, Barba-de-Bode, Capim-Dandá e Junça.

(**) Tiririca = fula de raiva.

***

Republicado, a pedido.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 18/08/2018
Código do texto: T6422438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.