A música

As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferente em seus estilos abordados e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Há diferentes tipos de música, a tradicional, a erudita, popular ou experimental.

De acordo com Wilhemis (apud GAINZA 1989, p.36), [...] o ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade; a ordem ou a estrutura musical) contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental no homem.

A música é manifestação estética, artística e cultural é também meio de comunicação, é uma das formas de linguagem em que se consegue transmitir e recepcionar uma certa mensagem entre indivíduos.

A música é "a arte de manifestar os afetos da alma, através do som". (BONA)

A música tem uma forte ligação com a arte. Estar associada a valores, crenças e cultura de um povo. Ela portanto, faz parte de todo um contexto sóciocultural.

Desta forma, cada música/ canção é escutada e registrada sua experiência de modo pessoal e singular não se canta, toca, ouve, compõe da mesma forma.

Neste sentido a música tem o poder de envolver de modo total corpo, mente e espírito. Tem o efeito terapêutico de acalmar a alma e mexe com as emoções.

Escutar uma música/som/canção implica nos escutarmos por dentro. [...] escolher uma música/canção é uma manifestação de singularidade da sua identidade enquanto ser humano, o que não impede de como experiência arquetípica, refletir também experiências que são universais que emanam da psique herdada e coletiva da espécie, (BRUSCIA,2000,p.155)

Entende-se por "musicografia" uma história musical que descreve sua história de vida, trazendo lembranças e momentos através de músicas e canções.

Essas abrem caminho para o corpo relembrar, resgatar, repensar e resolver o que não ficou resolvido...

As músicas/canções, assumem não só revelam como também restabelecem a alma humana, a espiritualidade, que representa o sentido da própria existência, expressam o que sentimos e o que sabemos sobre o sentimento humano, nossos sonhos, utopias e aventuras são compartilhados.

(BRUSCIA,2000,p.73-74) De forma semelhante, quando ouvimos música sentimos as vibrações em diferentes partes do corpo, ouvimos a forma como ideias e pensamentos se casam, experimenta-nos o passado com o presente.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 14/04/2018
Reeditado em 16/04/2018
Código do texto: T6308559
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.