CONGADA DE PIRACICABA III (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA
CONGADA TAMBÉM FAZ PARTE DOS FESTEJOS RELIGIOSOS NÃO TÃO SOMENTE DOS FOLCLÓRICOS
Apesar de ainda sermos considerados por muitos como apenas e tão somente um grupo folclórico, a Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba não só apenas se incorporou às festividades culturais com suas alegorias representativas e alusivas à Festa do Divino de Piracicaba, como também aculturou-se definitiva e resistentemente aos ritos religiosos cristãos.
Poucos são os que percebem ou tem clareza de tal fato, mas quando se registra imageticamente a Festa do Divino de Piracicaba, verifica-se a Congada e seus representantes perpetuando momentos das festividades religiosas do município.
A Congada representa também uma irmandade divinal secular, levando o nome da cidade há quase duzentos anos aos festejos religiosos, bem como em demais eventos que é convidada participar, transbordando em sua gênese o legado indígena, ibérica luso africana, onde verifica-se visivelmente os resquícios poli cultural que é sua essência, a exemplo disso temos a Folia do Divino que mantém viva e ativa desde tempos imemoriais até a atualidade.
Quem realmente compreende a importância da Congada nos festejos em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, também a re significa enquanto expoente religioso e folclórico.
Muitos são os "doutos", graduados ou não, que bradam seus saberes tendo como premissa uma ótica pessoal, interpretando as práticas populares enquanto alegoria e não como um grupo de fortalecimento, manutenção e continuidade de sua conexão com o Sagrado, interpretando superficial e equivocadamente os saberes populares, desconhecendo a função da Congada
nesse Ciclo do Divino.
CONGADA DO DIVINO DE PIRACICABA É:
FÉ
RITO
MITO
FOLIA
CRENÇA
FOLCLORE
RELIGIOSIDADE
CULTURA POPULAR
ISSO E MUITO, MUITO MAIS
Acima de tudo é parte integrante e atuante da religiosidade local, basta verificar suas formas de expressão e aceitação de uma Irmandade, de cidades que a recebem das pessoas que tendem reverenciar seus feitos. Um exemplo constatado é sua origem também com A Folia do Divino, revelando-se enquanto grupo devocional, outro fator são seus componentes extremamente devotos e entre eles festeiros, portadores de bandeiras entre outros.
Enquanto ainda sermos considerados e tratados tão somente com um grupo folclórico, como também o somos, parte da religiosidade devocional da Festa do Divino de Piracicaba é esquecida.
Levamos a bandeira às casas, rezamos terços, cremos realmente no Divino, e a religiosidade é explicita na Congada de Piracicaba, não somente manifestação folclórica, como muitos insistem em afirmar e a mídia ignorante e explicitamente divulga.
APENAS UM PONTO DE ESCLARECIMENTO.
Imagem da Folia do Divino que a congada realiza às margens do rio Piracicaba no primeiro dia da Festa do Divino de Piracicaba.
CONGADA TAMBÉM FAZ PARTE DOS FESTEJOS RELIGIOSOS NÃO TÃO SOMENTE DOS FOLCLÓRICOS
Apesar de ainda sermos considerados por muitos como apenas e tão somente um grupo folclórico, a Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba não só apenas se incorporou às festividades culturais com suas alegorias representativas e alusivas à Festa do Divino de Piracicaba, como também aculturou-se definitiva e resistentemente aos ritos religiosos cristãos.
Poucos são os que percebem ou tem clareza de tal fato, mas quando se registra imageticamente a Festa do Divino de Piracicaba, verifica-se a Congada e seus representantes perpetuando momentos das festividades religiosas do município.
A Congada representa também uma irmandade divinal secular, levando o nome da cidade há quase duzentos anos aos festejos religiosos, bem como em demais eventos que é convidada participar, transbordando em sua gênese o legado indígena, ibérica luso africana, onde verifica-se visivelmente os resquícios poli cultural que é sua essência, a exemplo disso temos a Folia do Divino que mantém viva e ativa desde tempos imemoriais até a atualidade.
Quem realmente compreende a importância da Congada nos festejos em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, também a re significa enquanto expoente religioso e folclórico.
Muitos são os "doutos", graduados ou não, que bradam seus saberes tendo como premissa uma ótica pessoal, interpretando as práticas populares enquanto alegoria e não como um grupo de fortalecimento, manutenção e continuidade de sua conexão com o Sagrado, interpretando superficial e equivocadamente os saberes populares, desconhecendo a função da Congada
nesse Ciclo do Divino.
CONGADA DO DIVINO DE PIRACICABA É:
FÉ
RITO
MITO
FOLIA
CRENÇA
FOLCLORE
RELIGIOSIDADE
CULTURA POPULAR
ISSO E MUITO, MUITO MAIS
Acima de tudo é parte integrante e atuante da religiosidade local, basta verificar suas formas de expressão e aceitação de uma Irmandade, de cidades que a recebem das pessoas que tendem reverenciar seus feitos. Um exemplo constatado é sua origem também com A Folia do Divino, revelando-se enquanto grupo devocional, outro fator são seus componentes extremamente devotos e entre eles festeiros, portadores de bandeiras entre outros.
Enquanto ainda sermos considerados e tratados tão somente com um grupo folclórico, como também o somos, parte da religiosidade devocional da Festa do Divino de Piracicaba é esquecida.
Levamos a bandeira às casas, rezamos terços, cremos realmente no Divino, e a religiosidade é explicita na Congada de Piracicaba, não somente manifestação folclórica, como muitos insistem em afirmar e a mídia ignorante e explicitamente divulga.
APENAS UM PONTO DE ESCLARECIMENTO.
Imagem da Folia do Divino que a congada realiza às margens do rio Piracicaba no primeiro dia da Festa do Divino de Piracicaba.