CONGADA DE PIRACICABA III (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

CONGADA TAMBÉM FAZ PARTE DOS FESTEJOS RELIGIOSOS NÃO TÃO SOMENTE DOS FOLCLÓRICOS

Apesar de ainda sermos considerados por muitos como apenas e tão somente um grupo folclórico, a Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba não só apenas se incorporou às festividades culturais com suas alegorias representativas e alusivas à Festa do Divino de Piracicaba, como também aculturou-se definitiva e resistentemente aos ritos religiosos cristãos.

Poucos são os que percebem ou tem clareza de tal fato, mas quando se registra imageticamente a Festa do Divino de Piracicaba, verifica-se a Congada e seus representantes perpetuando momentos das festividades religiosas do município.

A Congada representa também uma irmandade divinal secular, levando o nome da cidade há quase duzentos anos aos festejos religiosos, bem como em demais eventos que é convidada participar, transbordando em sua gênese o legado indígena, ibérica luso africana, onde verifica-se visivelmente os resquícios poli cultural que é sua essência, a exemplo disso temos a Folia do Divino que mantém viva e ativa desde tempos imemoriais até a atualidade.

Quem realmente compreende a importância da Congada nos festejos em louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, também a re significa enquanto expoente religioso e folclórico.

Muitos são os "doutos", graduados ou não, que bradam seus saberes tendo como premissa uma ótica pessoal, interpretando as práticas populares enquanto alegoria e não como um grupo de fortalecimento, manutenção e continuidade de sua conexão com o Sagrado, interpretando superficial e equivocadamente os saberes populares, desconhecendo a função da Congada
nesse Ciclo do Divino.

CONGADA DO DIVINO DE PIRACICABA É:


RITO
MITO
FOLIA
CRENÇA
FOLCLORE
RELIGIOSIDADE
CULTURA POPULAR
ISSO E MUITO, MUITO MAIS

Acima de tudo é parte integrante e atuante da religiosidade local, basta verificar suas formas de expressão e aceitação de uma Irmandade, de cidades que a recebem das pessoas que tendem reverenciar seus feitos. Um exemplo constatado é sua origem também com A Folia do Divino, revelando-se enquanto grupo devocional, outro fator são seus componentes extremamente devotos e entre eles festeiros, portadores de bandeiras entre outros.

Enquanto ainda sermos considerados e tratados tão somente com um grupo folclórico, como também o somos, parte da religiosidade devocional da Festa do Divino de Piracicaba é esquecida.

Levamos a bandeira às casas, rezamos terços, cremos realmente no Divino, e a religiosidade é explicita na Congada de Piracicaba, não somente manifestação folclórica, como muitos insistem em afirmar e a mídia ignorante e explicitamente divulga.

APENAS UM PONTO DE ESCLARECIMENTO.

Imagem da Folia do Divino que a congada realiza às margens do rio Piracicaba no primeiro dia da Festa do Divino de Piracicaba.
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 02/07/2017
Código do texto: T6043684
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.