Quadrilha...

... quem um dia pelo menos ouviu falar desse movimento rítmico que alicerça –se através da musicalidade peculiar de uma festa junina?

Nosso amado Mario de Andrade comenta ser uma "(...) dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona".

Mas o que importa mesmo é o movimento circular que eterniza a síntese do padrão de um batimento cardíaco em compasso com a musicalidade e a alma de quem toca e dança.

Dança de roça, a gente arrasta o pé no chão batido, se medo da poeira levantada, tudo é festa, mas a dança também homenageia Antonio, João e Pedro que santificados ou não tornam-se uma tríade divina que une a egrégora ritmada de seus fiéis.

A quadrilha tem um comandante que conduz os passos dos casais que se divertem num idioma português afrancesado.

A tradicionalidade de uma quadrilha é a transmissão dos passos existente:
...balancê...
...anavan...
... returnê...
... Tur ...

...e muitos comandos que torna o evento do dançar muito mais que técnica, para ser um divertimento coletivo.

Na quadrilha ocorre também um casamento, todo estilizado como que contanto uma história de uma noiva esperta, um padre engraçado, um pai bravo, uma mãe chorona

...e o noivo... casando...

Imagem da Internet
 
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 17/06/2017
Código do texto: T6030202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.