CICLO JUNINO- CULINÁRIA (Série Folclórica Mem[oria)ROBERTA LESSA

Junho... Mês de festejos, danças e comidas típicas que em cada região do Brasil incide de acordo com a cultura local, mas na tradicionalidade cultural desse evento social existem padrões de semelhança “culinarísticas”.

Existe uma versão interessante da origem das comemorações juninas que remonta o período pré gregoriano, onde grupos pagãos, no solstício de verão festejavam em comemoração e agradecimento à seus deuses a fartura de alimento e a fecundidade da terra, coicidentemente ou não esse dia era o 24 de junho anualmente.

Chega ao Brasil uma cultura já sincretizada através dos portugueses que conviviam no Brasil com a culinária que tinha como uma das fontes de sua base alimentar o milho.

Nas festas tambvém era usual o consumo de quitutes feito dessa iguaria: canjica, o curau, a pipoca, a pamonha, o bolo de milho, o caldo de milho, milho cozido.

Bom ressaltar que outras bases também originam a culinária junina: dentre outros.

orém, não são apenas esses alimentos que compõem a culinária da festa: mané-pelado, paçoca, amendoim torrado, a maçã do amor, bolo de coco, cachorro-quente, pé de moleque,pinhão cozido,o quentão, o doce de abóbora, de batata doce.

Nos sítios rurais isolados ocorre ainda tais eventos que foram –se miscigenando com a crença cristã, mas os sitiantes e seus colonos servem-se à vontade dos quitutes que eles fazem e compartilham entre si.

A igreja católica apostólica romana absorve os festejos juninos e mantém seu culto à São João, Santo Antônio e São Pedro, surgindo as famosas quermesses com barraquinhas decoradas, banderolas multicoloridas, artesanato e os alimentos que são comercializados em benefício da igreja nas já conhecidas destas caridosas.

IMAGEM DA INTERNET
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 17/06/2017
Reeditado em 17/06/2017
Código do texto: T6030192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.