Eia que chega junho, mês de João, Antônio e Pedro, feitos santos pela religiosidade cristã fé no indivíduo e por conseguinte no coletivo que nutre essa tradição cristã.
 
Junho também é época de festejos populares, tão aceitos e assimilados pelo povo brasileiro, e que chegaram até nós pelas naus dos colonizadores católicos europeus do século IV, como festa joanina (em homenagem à São João) e que se "tupinicaliza" no linguajar popular como festa junina .
 
Mas como surge realmente a festa junina?
 
Isabel e Maria, amigas na vida e na santidade, eram amigas e visitavam-se com frequência; com a gravidez de Santa Isabel (mãe de João Batista) usaram de um subterfúgio para que pudessem se comunicar quando nascesse o rebento vindouro, pois morava,m distante uma da outra.
 
Isabel acenderia uma grande fogueira quando nascesse seu filho. O combinado seria também erguer um mastro, com uma boneca sobre ele.
 
E assim o foi...
 
Passado o tempo de gestação, Maria vê ao longe uma pequena fumaça subindo no horizonte e que aos poucos se transformava em chamas bem vermelhas e laboriosas.
 
Dessa forma soube do nascimento de João, aquele que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica.
 
Isso se deu no dia vinte e quatro de junho.
 
Assim começou o hábito de ser festejado São João com mastro, e sempre com uma fogueira acesa que com o tempo também surgiram foguetes, balões, danças, e tudo para festejas São João.
 
Imagem coletada na internet (art naiff)
Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 17/06/2017
Código do texto: T6030190
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.