PESSOA EM PALAVRA (Série Diálogos Poéticos) ROBERTA LESSA/ARAGON GUERRERO
SOUBE ELA DA PALAVRA
Do imediato espanto debruçou-se por entre rimas, vírgulas, métricas e tantos outros complexos ensinamentos que, de sentença em sentença foi adentrando no universo da escrita.
DA PALAVRA À ESCRITA
---
SOUBE ELA DA ESCRITA
Adentrando ainda mais apoderou-se de uma fremente necessidade de mais saber sem se conter ou deter o verbo que fremia por presença na estrada de quem muito tinha por dizer.
DA ESCRITA À LEITURA
---
SOUBE ELA DA LEITURA
Descuidada das palavras que singravam páginas, iniciou copiosas manhãs sem temores ou pudores pela língua que roçava as rimas e davam à ela um pouco da saliva que nutria o desejo da escrita.
DA LEITURA À GRAMÁTICA
---
SOUBE ELA DA GRAMÁTICA
Aprisionou sua volúpia às métricas e leis que não lhe serviam de norte poético ou estético, apenas lhe davam sustentação do bem escrever, normativa que jamais admirou.
DA GRAMÁTICA À ESTÓRIA
---
SOUBE ELA DA ESTÓRIA
Contou de si, usando de figuras, de linguagens, e percebeu pares entre seus leitores, soube ser também parte daquilo que pensava ser ausência, meneou linhas, permeou metáforas, criou.
DA ESTÓRIA À MEMÓRIA
---
SOUBE ELA DA MEMÓRIA
Cresceu letras, mesmo com o luto pela ausência de corpos, assim o poema se fez quente, presente, competente na arte de se fazer íntimo de cada questão de sua vida forjada pelo ferro da insistência.
DA MEMÓRIA À IDENTIDADE
---
SOUBE ELA DA IDENTIDADE
Cavou vidas vividas e vivenciadas, buscando em si tudo que poderia ser inconstâncias mentais, transformando em poemas substanciais, traduziu-se letra á letra.
DA SAUDADE À IDENTIDADE
EM DIÁLOGO COM O TEXTO "A PRIMEIRA PESSOA" DE AUTORIA DE ARAGON GUERRERO
http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/5918552