Teoria Literária #063: COMO COMPOR UMA ENCANTOSIA

ENCANTOSIA é mais um estilo criado pelo Poeta Bosco Esmeraldo e faz parte do acervo ALELOS ESMERALDINUS. Um estilo poético para contar e recontar um fato ou fantasia. O limite é sua imaginação.

Estrofação: De 1-5; 5-10. 5-10; 1-5. Máximo de 30 versos por Encantosia.

1ª Estrofe: De um a cinco versos. Tem como função abrir e dar um rumo ao conto;

2ª Estrofe: De cinco a 10 versos. Sua função é ambientar o leitor, personagens na estória.

3ª Estrofe: De cinco a 10 versos. Desenvolver a trama e preparar para o corte final.

4ª Estrofe: De um a cinco versos. Tem a missão de fechar a Encantosia.

Obs.: Permite-se quebrar em dois as estrofes 2ª r 3ª, caso a estória assim requeira.

Métrica: Esta é variável suportando versos de, no mínimo, três palavras, se estendendo a, no máximo 12 sílabas poéticas.

Status rímico. Como os versos podem ser de tamanho variável, as rimas são livres, a critério do poeta. Elas podem ocorrer por assonância, aliteração, aproximação, internamente ou entre versos. Pode-se até prescindir delas, mas não pode faltar jamais o lirismo. Use e administre em as figuras de linguagem, trocadilhos e entrelinhas. Só não podemos forçar o rimado, em detrimento da beleza e inspiração lírica.

Manter, do início ao fim, a coesão e coerência em todos os pontos e cantos.

Que venham belas Contesias!

********************************************************

Coesão:

Cujas partes estão ligadas harmonicamente entre si: coesão do governo.

União; harmonia; associação íntima: a coesão das partes de um Estado.

Uso correto dos aspectos gramaticais que conectam os elementos de um texto, tornando-o claro e compreensível.

[Figurado] Coerência de pensamento; fundamento que dá sentido a uma obra.

Coerência:

Ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico.

Característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo.

[Gramática] Colocação dos elementos textuais que, embora possuindo significados diferentes, são interligados de modo a fazer com que um texto possua sentido completo, tornando-se claro e compreensível: coerência textual.

Descrição harmônica de ações, fatos ou ideias; conexão.

Comportamento constante; modo de pensar uniforme ou estável.

Fonte: Dicio.com.br - Dicionário Online de Português

Assonância: Tipo de rima imperfeita, na qual só há coincidência das vogais: lágrima, pálida; boca, boa. O mesmo que rima toante.

Aliteração: Repetição das mesmas sonoridades numa série de sílabas ou palavras. (Ex.: a brisa do Brasil beija e balança).

Trocadilhos: Tipo de jogo feito com as palavras cujos sons, embora sejam parecidos ou iguais, têm diferentes significados e, por isso, se tornam divertidos: aquele comediante faz humor com trocadilhos fáceis. Utilização de certas expressões que juntas possibilitam muitas interpretações.

Entrelinhas: [Figurado] O que se subentende, não estando claramente escrito.

Fonte: Dicio.com.br - Dicionário Online de Português

Figuras de linguagem: “Dividimos as figuras de linguagem em metáfora, hipérbole, eufemismo, ironia, elipse, zeugma, comparação, metonímia, antítese, paradoxo, prosopopeia, pleonasmo, anáfora, sinestesia, gradação, aliteração, polissíndeto, assíndeto e onomatopeia.”.

Fonte: www.figuradelinguagem.com/

Exemplo:

ENCANTOSIA

E assim foi...

De um menino ativo, proativo.

Adolesceu, ganhou idade,

Viajou nas ideias. Curiosidade,

Sua inesgotável fonte criativa.

Buscava respostas, de saber, cativo...

Incompreendido, amarga a maldade.

Se espraia ao mundo, explora seu universo;

Une versos em reversos, entrelinhas;

Troca idílio em trocadilhos, sobre linhas;

Tece bem, mesmo em curso controverso.

Com lirismo, cola temas de poemas;

Intervalo improdutivo, pró trabalho.

Tira força, atiça o fogo e no borralho...

Traz do nada os mais belos lemas

Solvendo exato os mais complicados problemas,

Direto ao ponto, sem atalhos.

Sem linhas ou por linha direta ou indireta

Onde o lirismo se aninha...

Assim, nasce o ser poeta.

Encantosia #002:

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 09/03/2017
Reeditado em 16/03/2017
Código do texto: T5935826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.