OBSERVAÇÕES (Série Diálogos Poéticos) ROBERTA LESSA/ARAGON GUERRERO

Encontrei-me nas palavras do poeta e antes quando sofria com o que via pela frente, deixei o depois para sua construção neste agora...

Encantei-me nas palavras do poeta e antes quando hoje, coincidência ou não, a singularidade me pegou de surpresa, pois o poema se fez presença e em minha sala surgiu um adolescente que creio eu, atraído pelos objetos nada tradicionais para uma biblioteca tão "clean" (sou folclorista e trabalho em uma). Travamos um proseio gostoso, onde percebi de início a falta de diálogo que esse adolescente tinha em seu meio, conversa vai, conversa vem, notei que mesmo com certo esclarecimento, ele se impunha pela inexperiência de vida... Mas nem percebia esse delicioso e por vezes doloroso processo de crescimento e descobertas.

Falamos, ou melhor aproveitei o momento para ouvi-lo e dar minhas "pataquadas", incentivando-o à leitura, à ser mais que um questionador, um buscador de verdades. Nada fácil em meio à um meio de inverdades sedo praticadas como verdades.

Ele, no auge de seus poucos dezoito e já com tantas certezas já tão pre estabelecidas, cristalizadas em suas afirmações e posturas reveladas pelo seu corpo franzino e ainda por pegar viço...

Lembrei de minha adolescência onde muitos diziam eu estar perdendo tempo com as coisas que eu fazia, falava, queria e acreditava poder; mas era a minha verdade, dança, teatro, literatura, musica. E ainda os são algo à mais que um simples vivenciar a vida de forma diferenciada, é sentir a vida. verdadeiramente...

Olhei-o e apenas e o deixei falar... falar... falar...

Coloquei-me em seu lugar e ouvi...ouvi... ouvi...

Era apenas o que ele queria naquele momento, ou precisava...

Há textos na rede que me ecoam, e são um pouco disso...

O poeta é um observador dos eus que estão por aí... Percebe que além do processo de falta de estímulo aos saberes, há, acima de tudo escassez absoluta de cada um de nós optarmos sairmos de nossa zona de conforto.

Mesmo os mais desassossegados também tem momento de alienação.

EM DIÁLOGO COM O TEXTO "UM PEQUENO ARTIGO", DE AUTORIA DE ARAGON GUERRERO

ACESSO: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5919311

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 27/02/2017
Código do texto: T5924957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.