FESTA DO DIVINO DE PIRACICABA - PATRIMÔNIO IMATERIAL (Folclórica Memória) RLESSA

- Toda ancestralidade em festa pela Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba.

- Todo rio Piracicaba abarca a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba

- Toda Irmandade desperta pela Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba.

- Todo povo devoto se alegra pela Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba.

- Toda espiritualidade se faz presente pela Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba

- Todo Sagrado abençoa a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba

- Toda tradição cristã saúda a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba

REGISTRO OFICIAL DA FESTA EM LOUVOR AO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PIRACICABA

EVENTO: Assinatura Oficial do Decreto.

LOCAL: Sede da Irmandade do Divino de Piracicaba- SP - Largo dos Pescadores.

DATA: 20 de dezembro de 2016

HORÁRIO: 19:00

0000

BREVE ESCLARECIMENTO OPORTUNO:

O registro oficial da secular Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba nos livros de Fazeres, Dizeres e Saberes do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Piracicaba-CODEPAC é um ato político que efetiva legalmente esse evento que tradicional, ritual, religiosa e popularmente e desde os primórdios do povoamento da "Noiva da Colina" já é considerado patrimônio municipal e cotidianamente é aceito e cultuado pelos cidadãos devotos transformando os festejos em louvor à terceira pessoa da santíssima trindade um dos mais antigos e valiosos patrimônio imaterial de Piracicaba.

Parabéns à todos que direta ou indiretamente, visível ou anonimamente estão envolvidos que de maneiras, comprometimentos, formas, desejos e interesses muitas vezes diferenciados, mas que uniram-se e possibilitaram através de esforço conjunto, tornar realidade tal ato emergencial de salvaguarda, sabendo ser esse o primeiro de muitos passos para a re significação da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo de Piracicaba.São ações dessa monta que nutrem de esperança, direcionando nossa mente, intelecto e coração à crença de que, se houver real e sincera vontade popular, religiosa, política e principalmente Divinal, nossos bens imateriais podem e serão salvaguardados, independente das características de seus fazeres, dizeres e saberes.

000000

A Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba parabeniza à todos por este primeiro ato oficial em Piracicaba voltado à manutenção, memória, salvaguarda e defesa de nossa secular festa, e desejamos que ações desse porte e relevância se estenda aos tantos e demais bens imateriais existentes em nossa região e que por suas características primordiais também fazem parte comprovadamente da tradição piracicabana há mais de cem anos.

Roberta Lessa,

Coord.Congada do Divino Espírito Santo- Piracicaba.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 15/12/2016
Código do texto: T5853719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.