Zumbi

Zumbi, o nome mais expressivo dessa luta até hoje, parece que a luta entre negros e brancos não é nem entre pessoas parece ser entre o bem e o mal. Me dá a impressão de que quem nasceu com pele clara tem direito ao melhor, e quem nasceu com pele escura é segunda classe, lá em 1888, quando da tal Lei Aurea, que devia inclusive ser mudado esse nome, porque de áurea não tem nada, foi só mais um golpe de esperteza, para nos tirar das senzalas onde nós mesmos estávamos buscando nossa liberdade, e colocarmos nos morros, nas favelas, longe da dita “civilização” da época, e de hoje, sim de hoje. Porque num país que tem a segunda população negra do mundo, os negros não podem nada, trocamos as senzalas por barracos, a chibata por um salário que dói mais ainda, porque a dor não é física a dor é sentimental, porque não é possível dar vida digna a quem amamos, recebendo pelo nosso trabalho a migalha que recebemos, e o pouco que era de graça na senzala hoje nos é cobrado e caro, pagamos, água de péssima qualidade e por vezes não a temos na torneira, pagamos energia absurdamente cara, e por vezes temos apagões, quando não são gerais, são em nossas casas barracos, e do salário que recebemos temos que tirar uma bela quantia para pagar aquele senhor de escravos do passado, hoje disfarçado de governo, mas que na verdade trabalha para as grandes corporações, que se tornaram os nossos senhores do passado.

A nós “escravos modernos” sobra o público, e até isso nos é tirado, pois é chique dizer eu tenho plano de saúde, previdência privada e etc, é importantes para os senhores modernos sucatear o público, para que os “escravos modernos” busquem o privado assim aquele senhor que antes tinha escravos em senzalas, hoje tem e com muito menos esforço um dependente do seu serviço e assim ele pode cobrar muito caro pelo mesmo, nossas escolas também são públicas, ai temos modelos dos países “civilizados” que nos são empurrados goela abaixo e nossos professores e filhos, dizem tudo bem esse modelo deu certo na Europa, mas lá as pessoas são mais civilizadas, eu te pergunto como era nossa civilização antes deles nos escravizar e nos sucumbir `à civilização deles? Será mesmo que o negro vindo da África não tinha uma civilização tão boa quanto? Mas voltando às nossas escolas públicas cheias de crianças na maioria negras e de professores mal pagos e mal preparados para atenderem exatamente a esse interesse de formar o cidadão apenas para que ele tenha condições de manejar bem as máquinas do patrão, para isso tiram-lhe a capacidade de pensar, de criticar e de descobrir que está tudo ou quase errado.

Adeilto Moreira
Enviado por Adeilto Moreira em 19/11/2016
Código do texto: T5828311
Classificação de conteúdo: seguro