Como compor um CORDACRÓSTICO
 


CORDACRÓSTICO é uma criação a quatro mãos pelos poetas Aíla Brito e Bosco Esmeraldo. Uma misto de ACRÓSTICO + CORDEL, separando as estrofes e concluindo com um monóstico ou dístico.

Regras simples e fáceis de absorver:
Quanto ao mote ou tema:
O tema, de acordo a vontade do poeta, pode ou não servir de título, mas o Cordacróstico deve ser desenvolvido em acordo com a proposição com o tema.
O mote é livre ou opcional, mas, quanto utilizado, deve servir de título e ser repetido nos monósticos ou dísticos.
Quanto a estrofação:
O número de estrofe depende do número de palavras em acróstico. Subentende-se que as estrofes podem ter número de versos variável, podendo variar de acordo ao número de sílabas das palavras acrosticadas (quarteto, quintilha, sextilha, septilha, octeto, nonas e décimas).
Pode-se juntar duas ou três palavras para completar um quarteto, quintilha, sextilha, septilha, octeto, nona ou décima ([“de” + "palavra"; “com” + "palavra"; “sem” + "palavra"; “monossílabo” + "palavra"]). Exemplo, “PARABÉNS DIADOPOETA” etc.
Se utilizar a glosa como estrutura, bipartir a glosa em:

oito versos para o desenvolvimento da ideia e reservar o dístico como suporte do mote;
ou
nove versos para o desenvolvimento da ideia, reservando o monóstico como suporte do mote;
ou
se o poeta preferir, pode manter a glosa inteira, sem a bipartir, mas deve mantê-la em acróstico.
Repetir o mote nas estrofes seguintes.
Quanto à métrica:
Recomendamos as redondilhas menores (5 sílabas) ou maiores (7 sílabas) para não fugir do ritmo cordelístico, o mais comum. Nada impede de o poeta versejar em octo, ênea ou decassilábico* (glosa*).
Quanto à rima:
Rima livre, a gosto do poeta, salvo se o poeta preferir manter a glosa sem biparti-la. Neste caso,  a rima deve seguir o padrão ABBAACCDDC

Observações:
Mantenha a coesão e a coerência, do começo ao fim. Estrofes sem nexo facilmente leva o leitor à dispersão.
O dístico ou monóstico intercalado deve complementar a ideia da estrofe que o antecede, sem a concluir mas mantendo um ar de suspense. Já o final deve, de forma conclusiva, fechar o Cordacróstico com chave de ouro.
O mote pode ainda, ao gosto do poeta, ser flutuante (mudar de lugar nas estrofes ou morfar em trocadilho, aliteração (efeito de eco no verso), assonância (repetição de tônicas das palavras entre os versos) ou anagrama (troca de posição das letras dando origem a uma nova palavra ou expressão).

Aliteração:
Ao som estridente, contundente,
O amor reverbera e libera… (Bosco Esmeraldo).

Pedro Paulo Pereira Pinto, 
Pobre pintor português,
Pinta porta, paredes, painéis
Por pouco preços.             (Autor desconhecido)
 
Assonância:
A arte de construir versos,
Jamais o conduzia nem de perto.
E assim, frustrado, macambúzio,
De ruim, contrário, um entulho (Bosco Esmeraldo).
Anagrama:
Se fazes tudo com esmero,
Não és mero duto como fases,
Dez? É fato, comes doze      
(Bosco Esmeraldo).
 

Faça seu Cordacróstico com um saboroso tempero de cordel!


MODELO 1:

MESTRE CORDELISTA

ABCACA // ABCBBDBEFF
AÍLA BRITO

M inha história eu vou contar
E xposta deve alcançar
R ima em todo seguimento
T ente pois adivinhar
S urgiu com o “Renascimento”
E scutem, prestem atenção

 
Diga logo, diga já!
 
C onta sílaba por verso
O utros cousas acrescento
R imas por obrigação
D ando um acabamento
E m melodia o encantamento
L indas coisas vou contar
I nda que triste lamento
S uavidade pode ter
T ema, narrado, proposto

A os cordões eu fui exposto

 
"Sou CORDACRÓSTICO a ti encantar!"
 


MODELO 2:

 

PARABÉNS, MARIA DE JESUS!

P orque hoje é dia festivo,
A quiesço-me, de verdade,
R oreja em felicidade
A noite em tom compulsivo,
B enjazejo vento farfalhando.
É dia de muita poesia,
N o despontar deste dia,
S onhos que vai sonhando.

 
               Data muito peculiar
M ais que bela primavera
A afora estás fazendo,
R esiliente, em paz, lidera,
I ndo, crescendo e aprendendo
A mar o que Deus lhe dera.
 
              Nasceste para brilhar
 
D edicada, responsável,
E ducadora capaz,

J usta, fiel, pertinaz,
E m tudo, zelosm afável.
S olícita vate, amiga,
U m amor que não se fadiga,
S éria, amizade saudável.

 
             Um Feliz Aniversário!
 


Aventure-se a compor, pelo menos um!


Crédito da imagem:
Varal de letras Melissa - Floquinho Baby Decor - Ju Artes e Mimos


iNTERAÇÕES:

29785-mini.jpg
14/11/2016 15:34 - Jacó Filho



 


BELEZA MESTRE
Balizando por cima,
Ergue ao céu sua arte.
Legado que nos ensina,
Enquanto de sua parte,
Zela pela obra prima,
Anelando belos embates...
Maestria no que inventa,
Esmerando nos detalhes,
Sempre que nos apresenta,
Tutoriais com entalhes.
Riqueza que acrescenta,
Essência a quem trabalhe...
 


Obrigado, Mestre, por este belíssimo monumento!


Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 09/11/2016
Reeditado em 14/11/2016
Código do texto: T5818136
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