A OBSCURA CIÊNCIA DA ALIENAÇÃO(Série Filosofiando Ideias)ROBERTA LESSA/HAASHAHAM

Sim, a cultura africana é parte integrante que forma o que hoje somos, desde vestuários, alimentação, artes, artesanato... enfim se procurarmos em nosso cotidiano em um dia, certamente nos depararemos com fortes indícios dessa cultura ancestral, até mesmo em nosso DNA, pouquíssimos, quiçá raríssimos casos, pois somos essa grande e bela mistura de muitas culturas e nações que aqui vieram e miscigenaram aos habitantes originais e tão usurpados da "terra brasilis", falo dos indígenas, verdadeiros nativos da América, e que quase estão dizimados.

Outra questão é essa sensação que tenho que é essa nova escravidão cultural que impera nossa cultura, onde ao invés de realmente equiparar valores dos saberes das multi nações que nos compõe, somos induzidos à subsistir em guerras emocionais e intelectivas que considero por vezes tolas, pois o cerne da questão não é realmente desvelado, e sim omitido por entre movimentos de "consciência" que geralmente mais alienam do que qualquer outra coisa.

Falo das tais "ongs" que sobrevivem à custas dessa queima de valores reais e a supervalorização do ego e das muitas práticas que nada mais fazem senão serem mais um mecanismo legalizado de se obter lucros diante das desgraças dos menos esclarecidos e muito necessitados que se tornam servos voluntários em troca de pequenos "espelhos e bugigangas".

Falar de nossa negritude é necessário desde que isso não se torne como tenho visto mais uma mercantilismo sócio cultural de povos que muito ainda tem de valor e infelizmente não perceberam isso. Trabalhei em uma entidade e quando questionei o quanto a entidade existe para acabar com a miséria e o quando a miséria é alimentada para "nutrir" a entidade... Fui gentilmente convidada a sair, pois consciência é algo que não se deve demonstrar, principalmente aliada à inteligência.

Ah... aqueles que se calaram e se mantiveram servis permaneceram, se formaram e hoje são professores da entidade.

EM DIÁLOGO COM O TEXTO "INCOMPREENSÍVEL REJEIÇÃO AOS NEGROS", DE AUTORIA DE HOOSHAHAM

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 21/09/2016
Código do texto: T5767477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.