CARTA À JACÓ -1 (Série Cartas Poéticas) ROBERTA LESSA

Olá Jacó:

Querido e mui estimado amigo (acredito que assim posso considerá-lo, apesar de só (re) conhecê-lo poeticamente e não fisicamente.

Por vezes demoro a responder suas tão maravilhosas interações, pois ainda temo não ser digna de fazê-lo... meu caminho ainda se inicia na senda que já és veterano.

Mas ousadamente, digo isso por não me caber o sossego costumeiro dos que não instigam e questionam a vida, pois como meu amado e querido Rubem Alves reforça Fernando Pessoa (outro querido), ser prioritário desassossegos, assim o sou e sigo.

Busco lumes poéticos, nada estético ou métrico como dita a regra, pois sei que por vezes é prioritário uma certa visceralidade em forma de ousadias na escrita. Clarice Lispector que o diga.

Tens na palavra algo além da junção de letras que repetem signos e dogmas, tens alma poética e isso é para poucos nesse universo tão imensamente pequeno diante a grandiosidade do Sagrado.

Enquanto delicio-me em minha pequenez poética, sei que há tantos que trilham e galgam outros valores e patamares literários, mas ao invés de desistir, por vezes fico à sombra à observar em busca de apreender um pouco da sapiência do outro.

Assim, por hora, afirmo ser necessário um pouco mais de meras palavras nesse recanto, muito mais que elogios repetitivos, pois a arte é algo que une seres e não seres, que amplia horizontes internos e externos à nós.

Assim justifico minha morosidade em escrever-lhe pelo valor que dou à sua obra, que nesta fase de minhas "escrevinações" muito me ensina, mesmo que fragmentada diante de tudo que se há para acessar e aprender.

Uma vida é tão pouco para esse tanto "tudo". rs

Despeço-me, agradecida pela oportunidade que me é dada de poder dialogar com você, nobre buscador de ideias e ideais.

Com "A" de Afeto. RLessa

(PS.: Inicio com essa escrita uma nova série: "Série Cartas Poéticas". E o agradeço por isso)

Piracicaba, 17 de março de 2016.

*********************************************************

BELÍSSIMO ESSE MINO EM FORMA DE TEXTO DE JACÓ FILHO

*********************************************************

"PREFÁCIO

Não me vejo capaz de apresentar nossa autora sem um Paralelo com um processador biológico multitarefa e com Software de ultima geração e poder auto adaptativo, capaz de processar a obra divina, ou Deus manifesto, nos planos Físicos e espirituais com a sensibilidade do Poeta, a precisão do cientista e a permissão dum mediador de alto grau Crístico, fazendo a ponte entre sua mente abstrata e o espírito imortal, e entre este e a mente concreta, e desta com o corpo físico, para realizar com tanto esmero, obras irretocáveis que me fazem seu fã e aprendiz...

Quando a humanidade desconhecia a escrita e qualquer forma documental para registrar o conhecimento, já o fazia transmitindo por símbolos e gestos, o conhecimento dos ancestrais, que até por falta de recursos, se atinham o mais próximo possível da revelação entre os anjos e os homens, e da autenticidade de como se percebiam.

A evolução desses ritos ganhou em nossos dias a denominação de ?

Folclore?

que assim como nas eras passadas, ainda é a manifestação mais apropriada pra transmitir aos descendentes, quem fomos e o que pretendemos ser, ou seja, o mapa da grande jornada evolutiva, que os Judeus chamam de ?

Escada de Jacó?

mas despretensiosamente simples e o mais próximo da verdade que nenhuma outra forma de manifestação cultural seria capaz.

E para ter uma ideia precisa do significado e o valor das tradições Folclóricas em nossa cultura, nada mais sedutor que a leitura desta obra nascida do esforço e competência da mestra Roberta Lessa, que por uma graça divina, veio ter em suas mãos...

Faça uma ótima leitura...

Seu fã e discípulo, Jacó Filho.Mestra, aqui tem um ensaio do que poderá ser o prefácio de sua obra, se assim achar pertinente...

Obrigado pela carta, que adorei, mesmo sabendo que não sou merecedor..."

FATO CERTO SEU MERECIMENTO QUERIDO AMIGO JACÓ.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 27/05/2016
Reeditado em 29/05/2016
Código do texto: T5648171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.