Oitava quebrada #002: MAIS QUE VIRTUAIS, AMIGOS LEAIS

Ah, mas como é bom, de volta estar

Nesta terra que me viu nascer,

Até crescer, adolescer,

Estudar, comparar, contestar

Meio a um misto de felicidade

De encontrar amigos, com certeza,

Reforçando genuína amizade

Sempre que retorno a Fortaleza.

Prazer deveras imensurável,

Ver Fernanda e Fátima Galdino,

Helena Luna, Chico, me afino,

Ter amigos assim, é impagável!

Espero ver sair do virtual

Amigos tais quais Mariaw e Afonso

Martini, Vantuilo, tudo é real...

Henrique tantos mais... Nada esconso,

A todos poetas, meu respeito.

Estar aqui, que satisfação!

Reemcontrá-los, faz meu coração

Bater forte, cá dentro do peito.

Grande satisfação, grande poetisa,

Conhecer este ser que reluz.

Das letras, é exímia concertista:

Araújo Carvalho, Maria de Jesus.

*********************************************************

Você que não foi citado e se encontra em Fortaleza, próxima quinta, dia 14/01/2016 está também convidado/a a comparecer ao del Passo. Contate Fernanda Xerez e confirme sua presença. Vai ser imperdível!

Convite publicado no MURAL do Recanto das Letras.

Acesse e compareça!

*********************************************************

16/01/2016 12:07 - Afonso Martini

DEL PASSEO 01/2016

Num gratíssimo encontro, dádiva de Deus,

dei e me foi dado amizade e carinho;

li e foi lido o pergaminho

de olhos nos olhos com sinceridade.

Tu, a Helena, a Maria de Jesus

e outros tantos poetas,

emendaram amizades plenas já existentes,

virtuais,à minha vida,

já tão bela e doce.

Nova forma de amar, segura, estar ao lado,

mesmo na distância e presença física ausente.

Doçuras, contatos, falas, alegria;

o abraço incontido, caloroso;

o espontâneo bota-fora da conversa viva,

amordaçada no correr da palavra escrita.

E estes encontros de falas reais

somam sabedoria; somam valores e cultura;

acrescentam novos carismas,

novas formas do belo.

Dos vates amigos bebo experiências,

preencho o vazio cultural que falta

nas páginas do livro da vida o espaço em branco

dos meus andares pela prosa e pela poesia.

Afonso Martini 16/01/16

**************************************

COMO COMPOR OITAVA QUEBRADA

Oitava Quebrada é um estilo criado pelo Poeta Bosco Esmeraldo.

Consiste numa oitava (oito versos) quebrada ao meio por deslocamento nas seguintes características (vide exemplo):

Quanto à métrica:

A critério do poeta, admitindo-se todas possíveis quer por rimas coincidentes, quer por assonância ou aliteração, contanto que haja lirismo.

a) O primeiro verso define a métrica dos demais, do começo ao fim;

b) Se o poeta preferir, pode fazê-la assimétrica, devendo especificar abaixo do título “Assimétrica”.

Quanto à estrofação:

a) Oito versos quebrados ao meio, ficando duas quadras subsequentes, afastando a segunda metade da oitava em quatro espaços da margem esquerda;

b) Dependendo do tema ou proposta, deve ter, pelo menos, uma estrofe, ficando esse limite a critério do poeta.

Quanto à rima:

Admite as seguintes combinações rímicas, podendo alterná-las à medida que for estendendo mais oitavas.

a) ABBA.CDDC;

b) ABCD.DCBA;

c) ABAA.BBAB;

d) ABBA.BABA;

e) ABBA.CDCD;

f) AABB.CCDD;

g) ABBC.CAAB.

Outras formas de quebrar as oitavas:

a) ABBA CDDC.BAAB CDCD;

b) ABBA BABA.CDDC CDCD;

c) ABBA CDCD.ACBD CDDC;

C) ABCD EFGH.HGFE CDBA...

Se o poeta o referir pode utilizar outras possíveis combinações rítmicas de seu gosto, mas deve manter os dois modelos de estrofes acima propostos.

Explore bem as figuras de linguagem, entrelinhas, trocadilho, o que vier de adorno.

Obs.: Se utilizar mais de uma oitava em sua poesia, procure variar as rimas à medida que for criando novas estrofes, de acordo os parâmetros propostos.

Por favor! Identifique em seu texto a autoria do estilo. Aninhe seu poema no escaninho Experimental> Alelos Esmeraldinus>GERAL.

Boa produção textual!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 11/01/2016
Reeditado em 19/01/2016
Código do texto: T5507494
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.