De grão em grão [100]

CABEÇA

Nossa cabeça é exatamente como nosso quarto. Onde repousamos, relaxamos, desligamos, vivemos momentos excitantes, desfrutamos da nossa própria companhia e de outras. Lugar íntimo. Onde somos nós próprios, sem máscaras ou maquiagem, disfarces ou mesmo roupas.

Esse é também o "locus" onde guardamos objetos desnecessários, acumulamos sujeira, escondemos coisas. Dos outros e de nós mesmos. Estou falando da nossa cabeça.

Quem espia pela porta e encontra tudo organizado, não sabe que escondemos as bagunças nos armários e embaixo da cama. Quem invade num momento de desordem, não imagina que há gavetas meticulosamente arrumadas. Há de tudo.

E às vezes, para limpar, rearrumar, melhorar a disposição dos móveis, precisamos tirar tudo do lugar, bagunçar ainda mais. Expor a sujeira. Abrir portas e gavetas. Arejar, ensolarar, olhar bem. Desocultar vergonhas. E jogar coisas fora. Nem tudo é mantido porque queremos, mas por estar esquecido lá, acumulado sem se perceber.

Por vontade ou na marra, não dá para manter o mesmo quarto, com as mesmas coisas, exatamente nas suas respectivas posições, sem mexer ou mudar nada, sem por ou tirar, por toda a vida. A cabeça também não.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 05/08/2015
Código do texto: T5335632
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.