Conto Calmaris #002: LENA, A FORMIGUINHA DIABÉTICA

LENA, A FORMIGUINHA DIABÉTICA

CONTO EM DESCONTO SURREAL

Em um dos formigueiros do Parque Central, habita a família Fórmica, um grupo de formigas vermelhas, especialistas em aeração radicular. Escavam extensos túneis próximo às raízes das árvores, suprindo-as do oxigênio necessário para sua sobrevivência.

Seria tudo normal se não estivesse acontecendo um surto de desmaios de um dos ramos das formigas operárias. Algo certamente não vai normal naquela comunidade. Quebra de antenas, queda ou paralisia de algumas das pernas tornando-as inutilizadas. Isso jamais deveria acontecer num formigueiro, mas infelizmente isso é fato.

A Rainha Vitória, muito preocupada, convida seus melhores médicos. Tudo aquilo merece mais que uma explicação. Precisava de uma solução rápida e eficaz. A Princesa Lena Fórmica, também atingida pela doença, corre sério risco de vida pondo em cheque a continuidade da linhagem real. Após longas luas de estudo e ansiedade por seu resultado, eis o veredito anunciado pelo Doutor Igor Sá Carose:

_ Sua Majestade, Grande Matrona, já temos uma conclusão. Após longo período de estudos, descobrimos que o caso deles é diabetes, intolerância ao açúcar. Infelizmente, para nossa espécie, essa doença autoimune é um verdadeiro desastre, pois, como sobreviveria alguém que se alimenta basicamente de açúcar?

_ Grande Senhor da Criação! E agora? O que faremos? Até a princesa Sara de Sá Uva está diabética. _ Interage a Rainha Vitória Eula Fórmica. Se não houver solução, nosso reino em sério risco de extinção. Qual a solução, Dr. Igor?

_ Majestade, sabemos que nossas operárias nem nós comemos folhas, mas as cortamos para alimentar os fungos que, por sua vez, alimenta os pulgões, nossas 'vaquinhas' glicogênicas, ou seja, produtora de açúcar, nosso alimento básico.

_ Sim! E daí? Disso já sabemos. Qual a resolução?

_ Só mais um instante, Majestade! Separemos um pulgão e a este alimentemos com folha de insulina. Assim, esta quebra a molécula do açúcar e todos os que sofrem desse mal detectado, poderão comer, com moderação do 'leite' do pulgão especial. Este produzirá açúcar diet especial que alimentará as formigas diabéticas. Em consequência disso, viveremos felizes, sem o fantasma do diabetes a ensejar maus augúrios.

_ Eia pois, então! Mãos à obra! Não temos tempo a perder. A Princesa Lena já está na idade de se acasalar e precisa levar em sua garganta, uma fração do fungo que alimentarão os pulgões de seu futuro formigueiro durante seu voo nupcial. Sem esse tratamento, nosso formigueiro seria fadado ao fracasso e adeus nossa descendência!

_ Com certeza, Majestade! Designe-se um pelotão de operárias que irá até o Sítio KGRA8, onde tem uma imensa plantação de insulina, para que comecemos já, já o tratamento à base dessa insulina vegetal.

E assim, Lena se acasalou, gerou novos e mais novos formigueiros e viveram felizes para sempre.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 17/07/2015
Reeditado em 06/08/2015
Código do texto: T5313717
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.