De grão em grão [95]

FANTASMAS

O medo torna os fantasmas verdadeiros. Faz a gente enxergar os assombrações, dar concretude a eles. Nos faz senti-los próximos, fugir deles. Quanto mais medo, mais fortes os fantasmas. Eles se alimentam do nosso medo.

Existem muitos fantasmas na nossa vida. Os imaginários e os pertinentes. Mas nós só os enxergamos, se lhes dermos vida, se os alimentarmos. Senão, nos passarão despercebidamente. Quanto mais pensamos neles, mais nos assombram, mais nos rodeiam.

Tem coisas que de tanto se repetir, se tornam verdadeiras. O pensamento tem força. Cria, atrai, resolve, dissolve. Determina tudo. Nós somos o que pensamos. E acabamos nos tornando o que costumamos pensar. Muitas vezes, falamos e fazemos o que pensamos. Mas também tem muita gente que não faz o que fala e fala mais do que faz, que não pensa e fala ou não fala o que pensa.

Mas aqueles que avançam apesar do medo, que olham bem nos olhos do medo, o encaram de frente, sem fugir ou recuar, e mesmo tremendo conseguem dar mais um passo, esses são os verdadeiros corajosos e vencedores. A esses, nenhum fantasma é páreo.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 28/05/2015
Código do texto: T5258372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.