Anagramode #039: TRIBUTO AO PR. DARKISON LIRA
ABBACD DC EFFE GG
Versos Heptassilábicos
Desde jovem começou
a sua vida com Cristo,
e todos se lembram disto,
tocou, cantou e pregou.
No púlpito mui eloquente,
foste grande evangelista.
Pioneiro, vanguardista,
um contumaz competente.
Fundou a Igreja Batista
Vale de Bênção e fez mais,
no Evangelho conquista
nome de honra, capaz.
Vazio insubstituível,
para sempre inesquecível…
****************
Tu que falavas à alma e ao espírito, com bem expressou o Pr. Geziel Gomes, deixas uma enorme lacuna insubstituível que dificilmente será preenchida.
A ti, o nosso eterno tributo!
Pr. Bosco Esmeraldo
*************************
Pr. Darkison Lira, vítima de um sequestro relâmpago em Fortaleza, no dia 25/02/2015, quando saía de um programa de rádio, foi barbaramente assassinado.
Essa notícia deixa abalada toda Comunidade Brasielira Cristã Evangélica.
**************************
COMO COMPOR UM ANAGRAMODE
ANAGRAMODE é um estilo criado pelo Poeta Bosco Esmeraldo e faz parte dos Alelos Esmeraldinus.
Consiste em extrair do título ou verso anterior o verso seguinte, reorganizando as palavras fazendo anagrama ou explorando as entrelinhas com novo sentido ou reforçando a ideia anteriormente exposta.
Formatação...
São catorze ou dezenove versos dispostos na estrofação:
6, 2, 4,2 ou
6, 2, 4, 2, 1, 3, 1.
Quanto à rima, segue o padrão,
ABBACD DC EFFE GG (Anagramode Carvalhista);
ABBACD CD EDDE ED (Anagramode Normalista)
ABBAAB CD EDDE CE (Anagramode Lucianista) ou
AABCCB EE FGGF HH (Anagramode Helenístico);
ABBAAB CD EDDE CE F GFG F (Anagramode Deyseano ou Estendido).
Use o Anagramode Deyseano ou Estendido no caso de necessitar
de mais espaço para concluir, fechar o tema.
Quanto à métrica,
admite-se a contagem em ''tetra’', 'penta', 'hexa', 'hepta',
'ênea' ou decassílabos. É possível compor em versos
assimétricos.
Colocar abaixo do Título a métrica utilizada. Caso o poeta opte por não metrificados, informar “Versos assimétricos”.
Procure explorar as entrelinhas, os anagramas e trocadilhos. Isto resultará em versos belos e divertidos.
Informar no final: “Anagramode é uma criação do Poeta Bosco Esmeraldo. Saiba como compor um em sua pasta de Teoria Literária.”
Gravar provisoriamente seu Anagramode na pasta “Experimental>Alelos Esmeraldinus>GERAL” para facilitar a monitoração e contagem da produção aqui proposta para alcançar o objetivo exigido pelo provedor que tão bem nos acolhe.
Enviar o link de seu Anagramode para o Contato de Od L Aremse M Peterson para que possamos monitorar sua publicação para contagem dos mesmos.
Desde já, agradecemos imensamente por sua inestimável colaboração.
************