Foto: CL+ | Alunos querem salvar nascente do Carahá
www.clmais.com.br​

 

SALVANDO NASCENTES


(Comentário deixado na Excrivaninha do Mestre Zizo)



Excelente colocação, Mestre Zizo! 

Realmente somos ou fomos muito ricos com invejáveis lençóis freáticos à nossa disposição. 
Infelizmente não temos política de prevenção, mas muitas medidas corretivas, lamentavelmente utilizadas com interesses espúrios. 

Não seria uma boa, utilizarmos esses recursos subterrâneos, visto que o lençol freático leva cerca de 300 anos para ser formado. Com essa política sem prevenção alguma estaríamos fadados a perder até esses recursos tão bem guardados e conservados pela Mãe Natureza. 

Morei na Região do Cariri e eles usam os lençóis sem o mínimo de critério para sua prevenção. Abrem poços e mais poços, desperdiçam o precioso líquido, diga-se de passagem, água mineral de primeira. 

Veja que eles abrem os esguichos e aspersores ao léu e fecham quando bem querem.
Por conta disso a água está cada vez mais baixa. Calcula-se que o lenção que passa por baixo de Juazeiro do Norte já tenha sido cerca de 30%. Espero que haja certo exagero nesse número, mas dizem que pode ser pior. 

Creio que se estabelecessem um horário sem evaporação espontânea, como, por exemplo uma aspersão noturna, em vez de diurna, como fazem, debaixo do sol escaldante no nosso Nordeste, haveria mais eficiência na irrigação e menos perda. A Natureza nos ensina isso, visto que o grande percentual de chuvas ocorre durante a noite.

D'us te abençoe!

 

Para o texto: FALTA DE AGUA (T5123390) De: zizo

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 11/02/2015
Reeditado em 11/02/2015
Código do texto: T5133908
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.