De grão em grão [79]

Que me perdoem os devotos do horóscopo, mas eu não consigo acreditar nem um pouco. Para mim, significa dividir toda a população mundial em doze categorias e dizer que em cada uma delas, as pessoas têm características de personalidade parecidas e o mesmo destino.

Ou seja, cada um de nós compartilha um dia a dia semelhante ao de outras 600 milhões de pessoas. A conta é simples: a população mundial já superou bastante os 7 bilhões de pessoas; dividindo este número por 12 dá quase 600 milhões.

E tudo isso, toda essa definição e previsão, baseada na época do ano em que as pessoas nasceram. Simplista demais.

Existem pessoas que não sabem exatamente o dia em que nasceram, como o caso de recém-nascidos que foram abandonados pelos pais. Estes carregam ainda o azar de não poderem, ainda que conseguissem, confiar no horóscopo.

E o caso dos bebês cujos pais escolhem o dia do nascimento? Se de um dia para o outro, mudou o signo que a pessoa seria? Então os pais têm o poder de decidir qual dos dois signos da fronteira do zodíaco à época do nascimento o filho teria. E assim, teriam o poder de definir os traços de personalidade e também o destino?

Quem confia no horóscopo lê com olhos à procura de evidências, de detalhes que associem o que está escrito com o que aconteceu, ou o que deseja que aconteça. Isto inclui as supostas descrições dos temperamentos e personalidades.

Sempre haverá algo que bate e coisas que não batem. Acontece que quem acredita dá mais atenção à parte que bate e esquece ou busca alguma explicação para o que não coincide. Experimente ler o que diz a previsão de outro signo.

E agora esta: meus pais são do mesmo signo e possuem temperamentos e estilos completamente diferentes para quase tudo. Eu sei, aí os adeptos do horóscopo sempre terão outra explicação: o ascendente é diferente, a posição de Netuno em relação ao sol etc. etc. etc.

Pode até ser que haja alguma influência dos astros na nossa vida. Não sei se exatamente como o horóscopo dita. Mas por exemplo, seguramente o Sol influencia demais o nosso dia a dia. Só acho perigoso seguir uma cartilha com base em supostas relações entre a data do nascimento e a órbita dos astros. Prefiro acreditar apenas na Lei de Causa e Efeito.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 28/01/2015
Reeditado em 28/01/2015
Código do texto: T5117576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.