QUE GENTE MAIS SEM NOÇÃO!!!
Fosléxis #027: Heptassilábico
ABCCBA DD, EFGGFE HH IJI KJK LL


Havia por toda parte
guaxinins chupando cana,
bem na base do seu caule,
deixando-lhe seca, acaule.
De quebra, problema aplana...
Em prejuízo assim, destarte.

Sem guaxinins, vejam os fatos...
Por todo canto, haja ratos!.

Os ratos sem predadores,
tomam conta do pedaço.
E foi um Deus nos acuda.
Gritam aos ventos, pedem ajuda...
A invadir todo o espaço,
levando o povo aos horrores.

_ "Traz de volta o guaxinim!
     Bem melhor que esses. Sim!"

Mas alguém, nunca como antes,
tem, dizem, ótima ideia...
_ “Predadores rastejantes!...”

Buscam várias do Pará,
jiboias quais numa colmeia,
Crescem, alastram sem parar.

Devoram rato e até criança...
Nada lhe escapa à sua pança.

 


Fiquei pasmado, estarrecido quando soube do sinistro fato que ocorreu no município de Barbalha-CE.
 
Disseram-me que os guaxinins estavam dado prejuízo aos canavieiros por chuparem a base da cana de açúcar. Espalharam veneno pela plantação com o objetivo de reduzir a população dos guaxinins.

Realmente mataram todos, mas, em contrapartida, a zona rural experimentou uma avalanche de ratos. Sabe-se que cada ratazana reproduz, em média, dez filhotes a cada 28 dias. É uma progressão geométrica estupenda. Ao traficarem filhotes de jiboia provindas do Estado do Pará, não só não resolveram o problema da invasão dos roedores como gerou um desequilíbrio ecológico na cadeia alimentar da região.

Animais de pequeno e médio portes têm desaparecido sem rastro daquele núcleo rural. Crianças que vierem desaparecer tanto podem ter sido sequestradas ou traficadas, quanto podem ter servido de ceia para essas serpentes das quais o Serviço de Controle de Zoonoses ou o IBAMA não têm noção, nem estão preparados para enfrentar esta realidade inusitada.

Registro aqui minha indignação.
 


Fosléxis , de Fós (gr. phós = luz); Léxis ('cs', gr. = palavra), ou seja, 'palavra de luz'. p.ex. ideia brilhante, versos iluminados. É uma criação do Poeta Bosco Esmeraldo, faz parte do seu acervo estilístico ALELOS ESMERALDINUS.

São 24 versos dispostos na formatação:
Estrofação: 6-2, 6-2, 3-3-2.
Métricas: tetra, penta, hexa, hepta, enea e decassílabos.
Rimada: ABCCBA DD, EFGGFE HH IJI JIJ KK

Obs.: As regras de rimas preferencialmente devem ser e mantidas, mas, deixando o poeta mais livre, é permitido usar 'pseudorrimas', ou seja, aproximação de sons utilizando-se da assonâncias ou aliteração. Isto é, rima com repetição de sons ou proximidade sonora.

Só se sabe o sabor do quitute aquele que o degusta. Então, mãos à obra e sejam bem-vindas belas obras.

Faça pelo menos um e se apaixone por ele!

 


PONTO E VÍRGULA - ANTOLOGIA
 

 
Aos amigos a compartir,
"Compra um!” vim lhes pedir.

Meus poema'(s), agora seus.
 
 
Para comprar, clique na figura ou aqui  
http://www.boscoesmeraldo.prosaeverso.net/livros.php



Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 02/01/2015
Reeditado em 06/01/2015
Código do texto: T5088432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.