De grão em grão [67]
A gente vive tão entorpecido pelas emoções que de fato não enxergamos a realidade tal como ela é. Talvez uma realidade crua, nua e absoluta não exista mesmo. O que existem são as realidades que cada um é capaz de enxergar de acordo com a sua cabeça (ou fantasia, se preferir).
Cada um vive uma realidade, ainda que junto com outras pessoas. Entretanto, cada um vê uma realidade, raramente idêntica à realidade em que vive. A realidade é mutável, relativa, dependente, itinerante. É influenciada pelo ambiente, contexto histórico, pessoas ao redor, estado de vida interior.
São muitas realidades - interpostas, interseptas, justapostas ou descontíguas. E todas se misturam num emaranhado de visões, impressões e imaginações.
A gente julga alguém “sem noção” quando a noção da pessoa é diferente da da maioria. Mas e se for a maioria que estiver equivocada? E só a pessoa certa?
Nunca se saberá. Somos e vemos o que pensamos. De novo, lembrei uma frase que tenho o maior orgulho ser seu autor: “Viramos as páginas que viramos.”