Prosopopeia #: A SAGA DOS GIRASSÓIS

PROSOPOPEIA 

(grego prosopopoiía, dramatização, .ação de atribuir falas a uma

personagem)

substantivo feminino

1. [Retórica]  Figura em que o orador atribui o dom da palavra,

 o sentimento ou a .ação a seres inanimados ou irracionais, aos

 mortos ou aos ausentes.

2. [Figurado]  Discurso empolado.

• Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: prosopopeia

"prosopopeia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

[em linha], 2008-2013,

http://dicionario.priberam.pt/prosopop%C3%A9ia [consultado

em 16-11-2014].

A SAGA DOS GIRASSÓIS

Prosopopeia

Num mui bem cuidado jardim, na ala frontal, direita, cresciam doze viçosos girassóis.

Todos os dias cumpriam o mesmo ritual. Humildemente, de pétalas olhando o chão, voltados para o nascente, aguardavam ansiosos o nascer do sol, consequentemente o raiar de um novo e brilhante dia.

Uma brisa sopra suavemente a roçar-lhes as pétalas, pistilos e estames. O galo bate as asa, tempera a garganta e... _ “Qui-qui-ri-qui-qui!”_ Canta imponentemente, como se o seu canto tivesse o poder de arrastar o sol, ainda sonolento, do seu tálamo, alcova de fino cetim, de fulgurante ígneo tom.

Aqui, ali e acolá, ouvem-se trinados em gorjeios de diversos naipes em louvor ao Eterno. Ovelhas, cabras e bodes, a vaca no curral, cada um ao seu tempo se movimentam a balir, berrar e mungir dando conta de que um novo dia está pra raiar. Chocalhos e berros informam que a ordenha já teve início.

Lá no horizonte, estratos e nimbos se vestem de tons vermelhos em diversos matizes. É um espetáculo imperdível. Quem já teve a oportunidade de apreciar pelo menos um desses arrebóis sabe muito bem o que significa essa deslumbrante aparição.

Ainda expondo gotas do orvalho daquela noite, folhas e flores vão-se abrindo como ao toque da batuta de um invisível maestro a reger uma inaudível orquestra inexistente. Um a um, os girassóis se voltam para o nascente e prestam ao Astro Rei uma especial reverência, como a confessar a indispensável presença e ação vivificante de sua luz. Dá-se início a produção e profusão de seiva clorofiliana. É a fotossíntese em ação.

Em meio a todo esse ritual diário, um girassol se esforça a cumprir sua missão de acompanhar e contemplar o sol durante as suas horas de luz diurna que seguem até mais um inédito e belíssimo crepúsculo. Apesar de tanto esforço, o máximo que ele consegue é girar seu pedúnculo com sépalas enferrujadas. É o mínimo que consegue realizar, girar com olhos fixos no chão. “Pelo menos, eu tento.” Consola-se humilhado.

_ Hei, você aí! Que falta de reverência! Não vê que Nosso Amo já está brilhando no céu? Por que não levanta seu rosto em direção a ele? Mas que absurdo! _ Brada indignado, o girassol mais velho, assentido pelos demais do clã Helianthus Annuus.

_ Mano, até que tento, mas não consigo. Sinto forte torcicolo, o que me impede de ter uma postura condigna. Não me julgue, pois não conhece os meus motivos.

_ Qual é, pirralho! Quem não sabe que você tem o esteriótipo de rebelde mesclado com psico depressivo? Inventa outra que é essa é bem manjada! _ Infere um viçoso girassol.

Cada um dos helianthus se acha no direito de importunar o pobre vegetal que tentava em vão se justificar. De repente, vinda do alto, ouve-se uma retumbante voz:

_ Quem lhes deu o direito de julgar o meu preferido girassol?

Quem lhes disse que ele não me reverencia? Só porque ele não consegue volver o seu rosto para mim? Não existe na tenra vegetal mais humilde e reverente que este. Do alto de seu altivo orgulho, não veem o problema que afeta o pedúnculo deste modesto servo. Nunca julguem, muito menos pelas aparências.

_ Perdão, Reverendo Sol! Não víamos o quanto somos altivos. Perdão, Congênere conservo! É que não vimos o motivo por assim proceder…

_ Por isso mesmo não devem julgar de modo algum. Um incômodo nódulo na base de seu pedúnculo é a causa de ele não poder levantar sua corola para mim. Por isso, revesti-lo-ei da mais subida honra, acima de vocês. Eis que dará bem mais sementes do que todos vocês juntos. E aprenda, de uma vez por todas, que “os humilhados serão exaltados e os exaltados, por seu turno, serão humilhados”. Entenderam?

_ Sim, Majestade Solar! Entendemos. _ Disseram todos em coro. _ Se nos exaltarmos seremos humilhados e que se nos portarmos ao contrário, ao seu tempo, o Senhor nos exaltará. Louvado seja o nome do Senhor!

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 16/11/2014
Reeditado em 16/11/2014
Código do texto: T5037837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.