De grão em grão [56]

Desconfio que quanto mais amados formos, mais odiados também seremos. Por pessoas diferentes mas pelo mesmo motivo ou então pela mesma pessoa mas em momentos diferentes.

Parece que o ódio e o amor andam juntos, ainda que não no mesmo coração. Exatamente por alguém ser amado e admirado por muitos, outros tantos o odiarão, mesmo não admitindo, claro, ou sequer demonstrando.

O oposto também é verdadeiro. Se um outro alguém é perseguido e odiado, isto despertará admiração em outras pessoas. Afinal, as pessoas grandiosas têm em comum o fato de serem atacadas, invejadas e injustiçadas.

Quando amamos alguém, fatalmente haverá momentos de ódio. Pode ser ódio da pessoa, por algum motivo banal ou por razão justificável. Ou pode ser ódio de nós mesmos, pois por amarmos demais, sofremos.

É um emaranhado de sentimentos. Mas tem também gente que vive nos extremos: ama tanto que não percebe o ódio ou odeia tanto que não se permite amar.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 24/09/2014
Código do texto: T4974566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.