De grão em grão [49]
Quanto maior o nosso objetivo, maiores as dificuldades que encontramos no caminho até a vitória. Parece que são testes de valentia para verificar o quanto estamos determinados, o quanto tal objetivo é de fato importante.
E quando nos dedicamos, lutamos, corremos em busca dos nossos sonhos até o limite do cansaço, é natural chegarmos num ponto em que nos questionamos: vale mesmo a pena? Porque toda vitória é construída a duras penas.
Essa dureza toda nos dá uma vontade louca de desistir, abandonar, sair correndo. E é aí que reside a diferença entre o vencedor e o derrotado.
Nada é fácil. Para ninguém. Às vezes achamos que o nosso caminho é mais duro porque não presenciamos cada dureza do caminho dos outros. E todo mundo tem a tendência de contar só as vitórias, mostrar só os louros.
Por isso, é preciso ficar firme. Continuar dando um passo de cada vez. Mesmo cansado, desanimado, sem vontade. Nem toda batalha é travada no auge da motivação.
Quando buscamos lá no fundo, ainda que uma fagulha de força para avançar um pouco que seja, acabamos por acender a luz da determinação suficiente para transformar a situação.
Porque quanto maior o objetivo, maiores os desafios superados, e mais magnífica será a vitória final.