De grão em grão [45]

Existe uma ferramenta bem conhecida na área empresarial chamada “5S”. Mais do que uma técnica da gestão da qualidade herdada dos japoneses, é uma filosofia para manter a empresa, o posto de trabalho e até a vida mais organizada, limpa e eficiente.

O nome da técnica se refere a cinco palavras que em japonês começam todas com “S”: Seiri (Classificar), Seiton (Organizar), Seisô (Limpar), Seiketsu (Padronizar) e Shitsuke (Manter).

A implementação dos 5S é muito fácil, mas exige disciplina. Inicia com a elaboração de uma lista de itens que devem ser mantidos ou descartados (etapa Seiri) e um formulário de avaliação para as demais fases. Com isso, vamos organizando, limpando, liberando a área, mantendo cada coisa no seu devido lugar, com higiene, saúde e autodisciplina.

O interessante disso, como já disse, é que esta filosofia pode ser aplicada, não apenas no trabalho, mas em qualquer situação. Por exemplo, é comum enchermos a área de trabalho do computador com ícones que vão se acumulando, sem uso frequente. Isso deixa o processamento mais lento, polui a tela visualmente e consequentemente afeta a eficiência das nossas tarefas.

Na vida diária também podemos aplicar os 5S. Melhora a qualidade das nossas atividades (eficiência) e o resultado (eficácia). É só seguir o roteiro:

1. SEIRI: É útil, conserve; é inútil, descarte.

2. SEITON: Organize os espaços mantendo tudo em seu lugar.

3. SEISÔ: Conserve o ambiente limpo.

4. SEIKETSU: Defina padrões e procedimentos (para os três primeiros “S”).

5. SHITSUKE: Mantenha a ordem conquistada duramente.

E tenha uma vida mais organizada!

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 20/08/2014
Código do texto: T4929702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.