De grão em grão [21]
Quando a gente sofre, precisa aprender alguma coisa. Tirar proveito e lição até das dores e dificuldades.
É claro que existem sim os sofrimentos gratuitos, sofrimentos em vão, que não nos acrescentam nada ou que não têm significado. Mas a gente não nasceu pra sofrer. Nascemos pra desfrutar a vida, para aprender, melhorar, construir. Nos tornando melhores, podemos contribuir com o mundo também.
Se conseguirmos deixar por um instante os nossos sofrimentos de lado, perceberemos que existem muito mais dores e dificuldades ao nosso redor. Nossos amigos, as pessoas amadas e os desconhecidos – todos sofrem. E precisamos aprender com os sofrimentos dos outros também.
Observando as dores das pessoas de forma empática, aprenderemos no mínimo a sermos mais benevolentes e menos egoístas. Veremos que o nosso sofrimento não é o maior do mundo, como costumamos pensar. E que ao ajudar as pessoas, ainda que seja por meio de uma palavra amiga, um olhar, uma atenção, tiramos o foco da nossa dor e isso já nos alivia muito.
Precisamos então aproveitar cada sofrimento que nos surge para transformar alguma coisa. Mudar um pensamento, um comportamento, uma rota. Esse é o verdadeiro significado do sofrimento: usá-lo a nosso favor, revertê-lo para o bem.