De grão em grão [15]

“Tudo é mutável, nada é constante.”

(Shakyamuni)

Os campeões também choram. Os heróis perdem batalhas. Os ricos também sofrem. Tendemos a achar que os nossos problemas são os maiores do mundo.

No livro de encorajamentos diários do mestre Daisaku Ikeda, "For Today and Tomorrow", encontramos o seguinte na página do dia 17 de julho: “A vida nem sempre é tranquila. Se fosse, nós nunca cresceríamos nem nos desenvolveríamos como seres humanos. Se somos bem sucedidos, somos invejados; se falhamos, somos ridicularizados e atacados. Infelizmente, as pessoas são assim. Aflição e sofrimento inesperados podem estar a sua frente. Mas é justamente quando encontram tais momentos de provações que não devem ser derrotados. Nunca desistam. Nunca retrocedam.”

Metaforicamente, o budismo ensina que existem “oito ventos” tentando sempre nos arrastar: prosperidade, declínio, desgraça, honra, elogio, censura, sofrimento e prazer. Ou seja, tanto bons quanto maus momentos podem nos desequilibrar se permitirmos.

Não podemos nem nos desesperar diante do sofrimento, nem ficar todo o tempo só desfrutando dos prazeres da vida. Não devemos nos inflar pelos elogios, nem nos martirizar por alguma eventual censura. Nem tudo estará perdido se tivermos algum declínio, mas também a prosperidade poderá não ser eterna. Tampouco a desgraça ou momentos de orgulho (honra) durarão para sempre.

A batalha diária é para nos mantermos focados, equilibrados, felizes apesar de tudo. Apesar de qualquer coisa. Porque se o dia está ruim, fique tranquilo pois ele acabará. E se o momento for de alegria, desfrute-a e continue lutando.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 17/07/2014
Reeditado em 17/07/2014
Código do texto: T4885421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.