De grão em grão [14]

Sempre desconfiei que quem cursa Psicologia é para, em primeiro lugar, entender melhor a si mesmo. Como se sabe, muitos problemas e desequilíbrios decorrem da falta de autoconhecimento. E quem se conhece, explora melhor as suas habilidades inatas, se desenvolve, vive com mais qualidade.

Gosto de Psicologia. Tenho até vontade de fazer a graduação na área. Talvez como hobby ou apenas como um instrumento para poder ajudar mais as pessoas. E, claro, ajudar a mim mesmo.

Uso a leitura como terapia. Lendo, me reconheço. E depois, escrevendo, elaboro conclusões importantes para ter clareza do aprendizado. As maiores lições são aquelas absorvidas por meio da identificação.

Estou apreciando “O carrasco do amor”, de Irvin Yalom, o mesmo autor do best-seller “Quando Nietzsche chorou”. São várias histórias de psicoterapia narradas pelo renomado psiquiatra-autor. Muito instrutivas, nos fazem refletir profundamente.

E aí, retomo (ou confirmo) a minha desconfiança inicial: a impressão que tenho é que no processo de psicoterapia, o profissional se reelabora junto com o paciente, não apenas profissionalmente, mas ele próprio (pessoalmente) também.

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 16/07/2014
Código do texto: T4883920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.