De grão em grão [12]

O amor é assim mesmo: uma relação de amor e ódio. Amor que não tem momentos de ódio não é amor verdadeiro.

Os momentos de ódio se revezam. Às vezes, é o ódio pela pessoa amada, por algum motivo bobo ou mesmo por decepções naturais. Em outras, o ódio é por si próprio, por amar demais, querer demais, perder-se demasiadamente.

O amor é amargo, ardido, apimentado, por vezes quase insuportável. O ódio, o ciúme, a saudade são os temperos do amor. Mas nenhuma comida pode ser condimentada demais...

O amor é sofrido, não tem jeito. Parece até uma maldição, um castigo dos deuses, como se os humanos não merecessem o amor recíproco. Mas não é isso não. Como tudo na vida que é bom e correto, dá trabalho, custa caro e deve ser construído ao longo do tempo.

Quem não desiste, ou que resiste bravamente a quaisquer provações do coração, é agraciado pelo maior prêmio que a vida pode oferecer: um amor puro e verdadeiro, incorruptível pelo tempo, por deduções equivocadas ou por forças externas.

[Cara Olívia, agradeço muitíssimo pelos seus frequentes comentários, tão gentis e enriquecedores! Estes feedbacks são para mim muito importantes e encorajadores! Fazem com que os grãos literários continuem caindo desta ampulheta da vida... Também adoro a citação do Ricardo Reis e roubei a do Monteiro Lobato para usar em algum grão oportuno. Um grande abraço! Hélio]

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 14/07/2014
Reeditado em 14/07/2014
Código do texto: T4881546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.