Isso é Paraíba,
é Nordeste,
é Brasil!!!!!!!!
os primeiros pratos ficaram prontos.
*A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João Batista, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e obolo de milho.
Também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bom-bocado, o quentão, ovinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão etc.
As festas juninas brasileiras dividem-se em dois tipos: as festas da Região Nordeste e as festas do "Brasil caipira". Isso significa que também são realizadas nos estados de São Paulo, Paraná (norte), Minas Gerais (principalmente no sul) e Goiás. Inclusive no interior paulista ainda se mantém viva a tradição da quermesse e danças de quadrilha em volta das fogueiras.
Comumente os participantes das festas se vestem de matuto: os homens usam camisas de tecido xadrez, calças remendadas com retalhos coloridos, e chapéus de palha. As mulheres usam vestidos de chita coloridos, cujas saias são bastante rodadas e cheias de babados.
A fogueira é elemento fundamental que não pode faltar nas noites de festejos juninos.
Impossível mesmo é a pessoa que vem conhecer o Nordeste, principalmente nessa época, não se encantar nem entrar no clima da alegria contagiante que move nossa gente. Degustar o sabor dos pratos típicos é outro fator que faz nossos visitantes retornarem para suas regiões/estados, com água na boca e aquela vontade enorme de retornar no próximo São João!
*****************************************
Poe/Art é uma criação do poeta/escritor:
Maurício de Oliveira.
Informações em sua página: seção E-livros.
Rsrs, nem sei se este texto pode assim ser classificado, mas eu precisava escrever, e por fazer uso dessas imagens, entendi que poderia classificálo como Poe/Art.
Amanhã lhes direi porque precisava falar um pouco do Nordeste.
Carinhosamente:
Aparecida
Orgulho de ser paraibana e nordestina!!!