JUNDIAÍ - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 18
JUNDIAÍ - SP - TAUTOCRÓSTICO NT - 18
J undiaí, jundiás, jundiaiense, Japi, jubilosa
U nião, unidade, única
N atureza natural, notificada na natureza, notável
D ádiva divina, dom de Deus, desenvolve-se divinamente
I rradia inteligência, iniciativa, arte
A tiva, altiva, altaneira, alternativa, agricultura
I deal, IDH ideal, interessante, importante
Município de Jundiaí: "Capital Nacional da Logística"
"Terra da Uva"
Aniversário: 14 de dezembro
Fundação: 1655
Gentílico: jundiaiense
Jundiaí é um município do interior do estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a 23º11'11" de latitude sul e 46º53'03" de longitude oeste, a uma altitude de 761 metros. Dista 57,7 quilômetros da capital do estado. Com 370 126 habitantes é, no estado, o 15° município mais populoso e o sétimo maior fora da Grande São Paulo. Também é o 59° maior do Brasil, sendo maior que quatro capitais estaduais. Seu nome é uma referência ao Rio Jundiaí, cujo nome é proveniente da língua tupi, significando "rio dos jundiás" .
Apresentou, em 2008, um produto interno bruto de mais de 15 bilhões de reais, colocando o município na 23° posição em todo o país, à frente de quatorze capitais, sendo o nono município mais rico estado de São Paulo. Em 2013, seu índice de desenvolvimento humano atingiu 0,822, levando a cidade à 11° melhor posição do Brasil e quarta melhor do estado.
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Jundiaí é a quinta cidade com maior qualidade de vida do Brasil, apresentando um Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal de 0,9184. Também é o 15° município mais seguro do Brasil e o quinto mais seguro de São Paulo, com um risco de homicídio de 18,41 por 100 mil habitantes, comparável a capital mais segura do país, Natal. É, também, primeiro lugar também em saneamento básico, no ranking do Instituto Trata Brasil, entre as cidades acima de 300 000 habitantes. Entretanto, esses fatos contrastam com o fato da cidade apresentar um alto nível dedesigualdade social e incidência de pobreza . Possui conurbação consolidada com Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, além de estar em processo de conurbação com Itupeva. As cidades citadas fazem parte daAglomeração Urbana de Jundiaí juntamente com os municípios de Cabreúva, Louveira e Jarinu, totalizando cerca de 700 mil habitantes. O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópoleque ultrapassa os 30 milhões de habitantes (cerca 75% da população paulista) e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul.
A paisagem mais marcante da cidade é a Serra do Japi, uma das únicas grandes áreas de mata atlântica nativa contínua no estado de São Paulo, denominada como "Castelo de Águas" por muitos naturalistas, como o geógrafo Aziz Ab’Saber, devido a sua riqueza hídrica. Tombada em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e, posteriormente, regulamentada como reserva biológica. Declarada em 1992 pelaOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como reserva da biosfera da mata atlântica.
Wikipédia
TAUTOCRÓSTICO - Origem do experimental
Tautocróstico é um gênero poético, que consiste em formar uma palavra ou mais, verticalmente criando um nome próprio ou uma sequência significativa. Tautocróstico trata-se de uma composição poética na qual todas as palavras de cada verso principiam com a mesma letra da mensagem.
O tautocróstico é a união do tautograma com o acróstico. A palavra originou-se da união de duas palavras de origem grega: TAUTOGRAMA e ACRÓSTICO. Podemos até traçar uma equação:
TAUTOGRAMA + ACRÓSTICO = TAUTOCRÓSTICO.
Vejam alguns exemplos de tautocrósticos criados pelo poeta Francis Perot e pela poetisa Anjopoesia (Marisa)
http://www.recantodasletras.com.br/tautogramas/3775001
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=4316470
Foz do Iguaçu, 27/04/2014
Publicado no www.delynerso.blogspot.com em 12/05/2014
Publicado no Recanto das Letras em 12/05/2014
http://www.recantodasletras.com.br/autores/nelmite
NELSON TEIXEIRA - NELMITE