Conto nublar #083: PAGANDO O MAL COM O BEM

PAGANDO O MAL COM O BEM

Conto nublar #083

PAGANDO O MAL COM O BEM

Conto nublar #083:

Uma noite bem-dormida, com direito a fluir pelas margens do onirismo e me deixar levar nas mágicas ondas desse merta-espaço, que faz qualquer sonho se tornar em pura realidade.

Assim, ouvi a Punky bater nossa frontal “sliding-door” sofregamente. A princípio, bem distante, a me deliciar em cada nuance do enredo há pouco virtualmente vivido. Abri, talvez um nano ou3 ângstrom minhas pálpebras esquerdas. Vi que o sol estava a dar as caras para o dia mais feliz desse ano. Logo mais vou receber meus filhos e netas, depois de quase quatro anos que não nos vemos. Espreguicei-me bem no mais antigo e mais eficiente ritual de aquecimento. Fui atender à porta.

_ Susana venha ver que beleza de visão a Punky quer nos mostrar!

_ Ah, Od! Tenho mais o que fazer! Logo, logo, os meninos estão chegando e ainda nem fiz nada! _ Puro exagero! Ela bem que vem trabalhando sem parar há duas semanas. Coisas de dona de casa...

_ Tá! Só queria compartilhar o espetáculo. Como da outra vez, uma densa nuvem está a cercar a nossa casa, como dissesse: _ “Tranquiliza-te! Estou no controle!” _ Um nevoeiro denso que nem dava para avistar o Pé de Jasmim no jardim bem perto.

Demorou um pouco e foi conferir:

_ Eita, mas como você é exagerado, Od! Até parece! _ Fui conferir e vi que já se fora a nuvem mensageira.

_ É! Você demorou e não viu o que eu tinha visto. _ Voltei pro PC a checar meus e-mails. De repente!

_ Vem, ver! Vem, ver, Od! Agora sim é que a nuvem baixou e quase nem vejo direito o seu rosto! _ Pensei: “Oh mulher exagerada” e fui ver de perto.

De fato, era uma nuvem bem mais densa que nos envolveu como se o Pai Celeste nos desse um forte abraço, daqueles que qualquer filho estremece e almeja receber de seus pais. Susana voltou aos seus afazeres enquanto fiquei de papo com a Nuvem das Boas Novas ou, como gostava que eu a chamasse, “Hadashah”.

_ Pra que o seu dia seja mais agradável, precisa curar um fito-coração magoado e você foi quem o machucou.

_ Eu? Como pode ser? Só me falta agora uma fita de “Cognitômetro” ou um “Semanticômetro” para medir os sentimentos de cada palavra que sai de minha boca? Logo eu, com essa mania de perfeição, fico sorumbático quando cometo qualquer deslise.

_ Calma, Od! Estou estranhando você! Vá lá conversar com sua amiga e faça com ela as pazes. E tenha uma grata surpresa.

_ Desculpa, “Hadashah”! Os exaltados serão humilhados. _ Voltando-me para o arbusto: _ No que te feri, belo Jasmineiro? Posso saber?

_ Sim, claro! Mas você não tem muita culpa. A ignorância não é um privilégio e todos a temos até adquirirmos o conhecimento necessário. Lembra aquela noite de início de agosto que você veio me fotografar e postou pra todos que seu Jasmineiro estava florado das pontas até a raiz?

_ Hum! Hum! Fui até elogiado por isso!

_ Aí é onde está! Eu havia florado em gratidão ao pouco de água que me pôs à minha raiz. Abra um pouco a minha cabeleira e veja o que restou daquelas flores que você chamou de jasmim e tanto vibrou!

_ Uau! Mas isso são jabuticabas! E você está apinhada das pontas até o tronco, rente ao chão! Glórias ao Eterno!

_ Era isso que eu tentava lhe dizer, mas foi logo contar vantagens, todo prosa para Ethiel Avlis, Ariê D. Cal e à Honey Boyler... Quase morri de rir. Como ousou cometer essa gafe, Od? Em compensação, te devolvo o mal com o bem. Eis aí minha gratidão. O segredo é sempre colher as maduras, pois há sempre flores fecundadas esperando lugar e seiva para gerarem seus frutos. E não se esqueça de me regar vez por outra quando as comportas celestes se fecharem.

_ Minhas sinceras desculpas, amiga Plínia Cauliflora! Só mesmo um cara desligado como eu poderia confundir um Jasmineiro com uma Jabuticabeira! Veja só! Claro que estranhei, pois a outra dá flores nas pontas dos galhos e tem o cheiro característico e inconfundível do jasmim. Até fui na onda da Ethiel que me disse que aquele tipo de jasmim não cheirava tanto quanto o outro. Fico tremendamente abatido quando cometo gafes desta espécie! Como não gosto que me confundam, o mesmo sinto em relação ao outros.

_ Desculpas aceitas, mas vá logo e se apresse, pois o voo que traz seus filhos e netas logo mais estará aterrissando.

_ Valeu, Plínia! Mais aliviado por tua compreensão e ainda, de quebra, me dás grande lição. Pagas o mal com graaaaaaaaaaaaaaaaande bem!

_ Não esquenta, Od! Não vejo nisso algum mal. Todos comentem enganos, até você. Ah! Só mais outra coisinha! Nunca colha as das pontas dos galhos mais altos.

_ Tá, mas por quê? Posso saber?

_ Sim! É que essas reservo para o meu dízimo ao Senhor.

******************************************

Glossário:

1. “Sliding-door” - anglicismo - “porta corrediça”.

2. Ângstrom = O ångström (Å) é uma unidade de medida de

de comprimento que se relaciona com o metro através da

relação:

a) 1 Å = 10-10 m 1 ou, 0,1 nano.

b) É a unidade de medida comumente utilizada na Física para

lidar com grandezas da ordem do átomo ou dos espaçamentos

entre dois planos cristalinos (http://pt.wikipedia.org/wiki/

ångström).

c) "ångstrom", Fis. Unidade de medição de comprimento de amplitude

de onda luminosa, gradezas atômicas (in Dicionário Priberam da

Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,http://www.priberam.

com/dlpo/ågstrom.

d) Um nanómetro (ou nanômetro), milimícron ou milimicro é a

subunidade do metro, correspondente a 1×10−9 metro, ou

seja, um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro.

Tem como símbolo nm.1 A forma não acentuada da palavra,

 nanometro, tem sido defendida como sendo a correta, contudo,

não está atualmente presente em qualquer dicionário da língua

portuguesa.

É uma unidade de comprimento do SI, comumente usada

para medição de comprimentos de onda de luz visível (400

 nm a 700 nm), radiação ultravioleta,radiação infravermelha

 e radiação gama, entre outras coisas.

. 1 nm = 1000 pm

. 1000 nm = 1 µm

. picómetro << nanómetro << micrómetro

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Nanômetro).

3. Haadashah – hebraísmo – Nova; p.ext. por ser portadora de

boas novas.

4. Cognitômetro – Lic. Poética – medidor de significado.

5. Semanticômetro - Lic. Poética – aferidor de variação semântica,

quando um termo varia de significado de acordo o uso na oração.

6. Sorumbático – Significado:

a) adj. Característica do que é sombrio, carrancudo, tristonho,

melancólico, taciturno: estava triste e sorumbático.

b) s.m. Indivíduo que possui essas características: “parecia triste

e comportava-se como um sorumbático”. 

(Etm. do ant. soombra para sombra + átivo)

c) Sinônimos de Sorumbático Sinônimo de sorumbático: carrancudo,

tristonho, macambúzio e melancólico.

7. Plínia Cauliflora – Nome científico para jabuticabeira.

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 10/10/2013
Reeditado em 20/10/2013
Código do texto: T4519481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.