Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Monumento_Solarius_02.jpg


Poemwabi-Sabi #039: SALVE MONUMENTO SOLARIUS!

Rimada: Aa BCB D EDE C


                   Sempre à beira do asfalto, te exalto!

                   Imponente, ali, beirando a estrada,
                   Fluindo em vaivéns diários, solitários.
                   Corrida a deslisar tão tresloucada.

                   BR-040, teu estrado.

                   Ao Candango, presente Francês,
                   Pra uns, chifrudo, mal interpretado,
                   Mas, é o povo que Brasília fez.

                   A Ange Falchi! Monumento Solárius.


Estilo criado pelo Poeta Bosco Esmeraldo (Od L'Aremse). Para você compor neste estilo, saiba como neste link: COMO COMPOR UM POEMWABI-SABI? http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4246328.


831633.jpg

O Monumento Solarius, popularmente conhecido como Chifrudo, é uma estátua de porte considerável (dezesseis metros de altura) doada pelo governo da França e que se localiza à margem leste da rodovia BR-040, à esquerda de quem está deixando o Distrito Federal e seguindo para Goiás.
 
Criado e esculpido pelo escultor francês Ange Falchi, o monumento foi idealizado a partir das informações vinculadas pelos noticiários franceses, sobre o movimento de migração dos brasileiros de todas as regiões a fim de construírem a Capital Nacional.
Doado em 1967 pelo Governo Francês ao Governo Brasileiro, em homenagem a construção da nova Capital. Simboliza a ocupação territorial de Brasília, Distrito Federal e entorno, além de representar o esforço de todos os brasileiros no sentido de se construir a Capital Federal. O monumento foi inaugurado em 26/11/1967 e é também conhecido por Pioneiros Candango.
 
Clique aqui para ler mais Monumento Solarius 
 
Fonte: www.wikipedia.pt
Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 13/05/2013
Reeditado em 13/05/2013
Código do texto: T4289092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.