Crônica nublar #063: ENGENHARIA DOMÉSTICA
(REPENSANDO ROTINAS)


Enquanto viajava aos 10.500 metros de altitude, observava pela janelinha, bem abaixo de nós, diversos tipos de nuvens - cúmulos, nimbos e círrus e bem mais acima, os estratos.

Os multiformatos nublares sugeriam mil e uma ideias. Lembrei-me que nuvens fazem parte de uma rotina preestabelecida pelo Criador, de transporem os vapores d'água desde os mares, lagos etc. trazendo de volta à terra a água de cá, que um dia fluiu, desaguando através das fozes dos diversos rios que para lá fluem. Fez-me lembrar que também vivemos envoltos a rotinas e procedimentos.

Rotinas se nos cercam quotidianamente. São bulas vitais, orgânicas, às quais nossos corpos se submetem compulsoriamente e, graças a Deus por isso. Já pensou? Somos tendentes à rebeldia ou à omissão. Fatalmente, quedaríamos no percurso a viver.

Também há outras rotinas, umas autoimpostas pela cultura familiar ou topográfica. Outras mais que seguimos conscientemente para busca e alcance de metas. Não temos como delas declinar sem o prejuízo da perda do alvo pretendido. O trato que damos às rotinas se reflete em nosso êxito ou fracasso. Se não podemos nos livrar das rotinas, que tal fazermos com elas as pazes e delas tirarmos boas parcerias e sermos bem sucedidos? Sejamos criativos e felizes no desempenho rotineiro. A tarefa, por mais simples que seja, pode ser feita de modo agradável e proveitoso. Com o advento da lei dos empregados domésticos e afins, tivemos que repensar nossas tarefas e dividirmos o serviço doméstico.

_ Od, meu bem! Fico com a limpeza da casa e a comida a fazer. Você pode ficar com a lavagem das louças e panelas? _ Indaga a mulher, delicadamente...

_ Claro, Susana! Mas coloque os teréns separados por espécie para facilitar-me o desempenho. Pode?

_ Ah! Que besteira! precisa não, homem! Sempre lavei de qualquer jeito e no fim dava tudo certo.

Mas não me dei por vencido. Peguei a pilha de louças, talheres etc. para ser lavada (não é uma tarefa das mais desejáveis). No entanto, podemos torná-la fácil, rápida agradável. Primeiro fiz uma triagem e separei tudo por espécie forma e tamanho: pratos rasos com rasos, fundos com fundos, talheres por espécie, forma e tamanho. Panelas de modo idêntico. Comecei lavando pelos maiores e mais complicados. Com num passe de mágica, quando menos esperava, já havia terminado. Então falei pra ela:

_ Viu como é mais fácil e eficaz?

_ Grande coisa! Não vejo diferença! _ Respondeu-me impiedosamente!...

Claro que disse isso só para não dar o braço a torcer. Vale a pena tentar fazer desse modo, desbagunçando aquele caos. Cantar uma música agradável enquanto faz o serviço, geralmente ajuda e o tempo passa num relance. Experimente e verá. Um toque de engenharia do lar não custa nada a não ser o prazer do dever cumprido.

Desejo a todos agradáveis rotinas. Sim! Em tudo glorifiquem a Deus, Nosso Senhor, pois Ele é digno de honra e glória e louvor.






 


Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 23/04/2013
Reeditado em 29/04/2013
Código do texto: T4255534
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.