120 metros em mármore
(*) Google imagem
 
 
O FAROL DE ALEXANDRIA
 
A mando Ptolomeu, foi Construído,
Na ilha de Faros, perto do porto do Egito.
Sua edificação passou por três estágios
 
Para orientar os marinheiros dos naufrágios

-----------------------

Saiba mais:

 
     O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito.

     Com três estágios superpostos - o primeiro, quadrado; o segundo, octogonal; e o terceiro, cilíndrico -, dispunha de mecanismos que assinalavam a passagem do Sol, a direção dos ventos e as horas. Por uma rampa em espiral chegava-se ao topo, onde à noite ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância para guiar os navegantes.

     Diz à lenda que Sóstrato procurou um material resistente à água do mar e por isso a torre teria sido construída sobre gigantescos blocos de vidro. Mas não há nenhum indício disso.

     À exceção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.
 
Fontes de pesquisa: Livros,enciclopédias e internet
 
 
-----------------------
Clique no link abaixo:
Teoria Literaria: Trímono GABALDISTA
 
--------------
 
 

 
Maurilio Gabaldi Lopes
Enviado por Maurilio Gabaldi Lopes em 04/02/2013
Código do texto: T4123145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.