Tetraebdomos #002:
UM SIMPLES SER SEM PASSADO
UM SIMPLES SER SEM PASSADO
Estrofação / rimada: 4-7 / ABBA CDDCEED
Métrica / Acentuação: Livre / Livre
Métrica / Acentuação: Livre / Livre
Bosco Esmeraldo
Das decisões que tomamos no passado,
Escolhas que moldaram nossa história,
Quiça, hoje, sejam um marco de vitória,
Ou de derrota, em nós, assinalado.
Um passado tão presente – virtual,
Qual fantasma, tal quimera, intocável,
Contundente, mas, às vezes, palpável.
Mas sei bem, sou presente muito real,
Competindo com pensar tão surreal,
De um futuro passado inefável.
Escolhas que moldaram nossa história,
Quiça, hoje, sejam um marco de vitória,
Ou de derrota, em nós, assinalado.
Um passado tão presente – virtual,
Qual fantasma, tal quimera, intocável,
Contundente, mas, às vezes, palpável.
Mas sei bem, sou presente muito real,
Competindo com pensar tão surreal,
De um futuro passado inefável.
Teoria Literária #016: EXTRATO TETRA-HEBDOMOS
Estilo poético componente dos VERSOS ESMERALDINOS, criado em 27-02-2012, por Bosco Esmeraldo, em que consiste no emprego da seguinte estrutura:
. Quartetos e tercetos alternados;
. Deve-se fazer o uso de figuras de linguagem (e isto, melhor que ninguém todo bom poeta faz com maestria) e conter mensagem interlinear no quarteto as quais servirão de base para o terceto a seguir;
. Estrofação: 4-7;
. Permitido o uso de acróstico total ou parcial, se assim desejar o poeta;
. Quanto à métrica, tem dez sílabas em cada verso do quarteto e sete em cada do hepteto;
. Deve-se manter a prosódia, evitando assim a silabada.
. Evitem-se ainda o uso de termos chulos e os cacófato;. Quartetos e tercetos alternados;
. Deve-se fazer o uso de figuras de linguagem (e isto, melhor que ninguém todo bom poeta faz com maestria) e conter mensagem interlinear no quarteto as quais servirão de base para o terceto a seguir;
. Estrofação: 4-7;
. Permitido o uso de acróstico total ou parcial, se assim desejar o poeta;
. Quanto à métrica, tem dez sílabas em cada verso do quarteto e sete em cada do hepteto;
. Deve-se manter a prosódia, evitando assim a silabada.
. Rimada;
. ABBA CDDCEED;
. ABBA CCDEDEE;
. ABBA CDDEEDC ou
. ABBA CDEBEDC.