Imaginação de um Poeta

Exemplo de Canzoneto:

IMAGINAÇÃO DE UM POETA

Por: Margareth D.S.L.

Não sou poeta, apenas sou eu.

Escrevo apenas meu sentimento

E adormeço no meu eu

O que voa é o meu entendimento.

Flutuo às maravilhas da ilusão

Viajo os céus da imaginação,

Na poesia até ser um vulcão.

Viajo aos mares desconhecidos

Nas asas da amplidão como gaivota,

Nas profundezas do meu eu, fora de rota,

Mergulho em superfície ou mar enfurecido.

Vôo aos horizontes, sobre os montes,

Inspiração tal como pontes,

Sacio minha sede em claras fontes.

Vôo com as andorinhas em suas trilhas,

Estou com elas enquanto as vejo,

Voam seguras e sem pejo

Aos seus penhascos, em suas ilhas.

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ABAB-CCC-DEED-FFF-GHGHG

Imaginação de um Poeta por Fábio Brandão

O meu amor é pela poesia

Não importa ser ou não poeta

Escrever me traz total harmonia

Paz de coração é minha meta

Escrevendo descubro o mundo

Vou ao que tenho de mais profundo

Mostro-me santo e vagabundo

Como a imaginação mandar

Minha inspiração eu vou seguir

Do meu poema não vou desistir

Até conseguir palavras juntar

Não existe maior satisfação

Nem mais gratificante emoção

Ver o fruto da imaginação

Ganhar vida com nosso poema

Muita gente poder transformar

Encaro seja qual for o tema

Não tenho medo algum de ousar

Poder me expressar é meu lema

TEORIA LITERÁRIA.

COMO ESCREVER UM CANZONETO OU ALTERTRIX (por se tratar de tercetos intercalados por quartetos.

Gosto muito de soneto, apesar de escrever mais poesias, Por motivos desconhecido, resolvi escrever acrescentando mais um quarteto e intercalando com os tercetos. Descaracterizando assim, o soneto, mas, foi assim que surgiu o meu (e agora nosso) CANZONETO.

Espero que assim, caia no gosto de todos vocês, e com isso, possa ler os seus canzonetos doravante.

VEJA COMO É FÁCIL COMPOR UM:

1) Contém 18 versos em três quartetos e dos tercetos na estrofação 4-3-4-3-4;

2) Suas rimas obedecem à seqüência:

ABAB-CCC-DEED-FFF-GHGHG OU

ABAB-CAC- BDDB-EFE-FGGF;

3) A métrica é desejada e bem-vinda, definida pelo poeta já no primeiro verso, devendo ser mantida até o final;

4) Usar bem a ortografia, evitando os cacófatos e silabadas, mantendo a prosódia corretamente;

5) Deve-se explorar o uso das entrelinhas, deixando bem conclusa a idéia até o final do poema.

Od Laremse M Peterson (Bosco Esmeraldo)

Interação de Alfredo D Alencar

Não tens porque abrir mão

De porfiar em tais versejos

Pois carregas acertada mão

Seja em tema sisudo ou em gracejos

Se é prazerosa ocupação

Vai, pois fazes de forma adequada

Para gáudio da platéia embasbacada.

Agradecendo-te a visita

Deixo um: asta la vista

Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 16/12/2012
Reeditado em 28/06/2015
Código do texto: T4039030
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