Imaginação de um Poeta
Exemplo de Canzoneto:
IMAGINAÇÃO DE UM POETA
Por: Margareth D.S.L.
Não sou poeta, apenas sou eu.
Escrevo apenas meu sentimento
E adormeço no meu eu
O que voa é o meu entendimento.
Flutuo às maravilhas da ilusão
Viajo os céus da imaginação,
Na poesia até ser um vulcão.
Viajo aos mares desconhecidos
Nas asas da amplidão como gaivota,
Nas profundezas do meu eu, fora de rota,
Mergulho em superfície ou mar enfurecido.
Vôo aos horizontes, sobre os montes,
Inspiração tal como pontes,
Sacio minha sede em claras fontes.
Vôo com as andorinhas em suas trilhas,
Estou com elas enquanto as vejo,
Voam seguras e sem pejo
Aos seus penhascos, em suas ilhas.
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ABAB-CCC-DEED-FFF-GHGHG
Imaginação de um Poeta por Fábio Brandão
O meu amor é pela poesia
Não importa ser ou não poeta
Escrever me traz total harmonia
Paz de coração é minha meta
Escrevendo descubro o mundo
Vou ao que tenho de mais profundo
Mostro-me santo e vagabundo
Como a imaginação mandar
Minha inspiração eu vou seguir
Do meu poema não vou desistir
Até conseguir palavras juntar
Não existe maior satisfação
Nem mais gratificante emoção
Ver o fruto da imaginação
Ganhar vida com nosso poema
Muita gente poder transformar
Encaro seja qual for o tema
Não tenho medo algum de ousar
Poder me expressar é meu lema
TEORIA LITERÁRIA.
COMO ESCREVER UM CANZONETO OU ALTERTRIX (por se tratar de tercetos intercalados por quartetos.
Gosto muito de soneto, apesar de escrever mais poesias, Por motivos desconhecido, resolvi escrever acrescentando mais um quarteto e intercalando com os tercetos. Descaracterizando assim, o soneto, mas, foi assim que surgiu o meu (e agora nosso) CANZONETO.
Espero que assim, caia no gosto de todos vocês, e com isso, possa ler os seus canzonetos doravante.
VEJA COMO É FÁCIL COMPOR UM:
1) Contém 18 versos em três quartetos e dos tercetos na estrofação 4-3-4-3-4;
2) Suas rimas obedecem à seqüência:
ABAB-CCC-DEED-FFF-GHGHG OU
ABAB-CAC- BDDB-EFE-FGGF;
3) A métrica é desejada e bem-vinda, definida pelo poeta já no primeiro verso, devendo ser mantida até o final;
4) Usar bem a ortografia, evitando os cacófatos e silabadas, mantendo a prosódia corretamente;
5) Deve-se explorar o uso das entrelinhas, deixando bem conclusa a idéia até o final do poema.
Od Laremse M Peterson (Bosco Esmeraldo)
Interação de Alfredo D Alencar
Não tens porque abrir mão
De porfiar em tais versejos
Pois carregas acertada mão
Seja em tema sisudo ou em gracejos
Se é prazerosa ocupação
Vai, pois fazes de forma adequada
Para gáudio da platéia embasbacada.
Agradecendo-te a visita
Deixo um: asta la vista