Vida em solução de continuidade
Vida em solução de continuidade CXXVIII
12DEZEMBRO2012—QUARTA-FEIRA.
(continuação de 11de dezembro 2012).
Vida que segue
XXIII
“Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos, são poderosos; então restituí o que não furtei. Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice; e os meus pecados não te são encobertos". (Salmos 69:3-5)
Os filhos rindo contaram, para a mãe, da brincadeira, que após escutar, mandou Anabela ajudar ao Fernando a puxar a corda. Jaques, diante do que considerou um insulto, disse que não ia mais brincar. Cleópatra o olhou com raiva e disse não ser justo da forma que estava sendo conduzida a brincadeira, pois Fernando era mais novo, ainda que parecesse mais forte, já que não era tão magro quanto Jaques. Os irmãos, então disseram para Cleópatra ter sido insistência do Fernando, querer provar ser mais forte que Jaques; ele mesmo, talvez, nem aceitasse ajuda. Ainda assim, Cleópatra disse que Fernando deveria ter algum tipo de ajuda para compensar a diferença de idade entre ele e Jaques.
Jaques sentia lhe espicaçar o ser aquele repúdio que percebia em sua mãe em relação a ele. As palavras de Cleópatra massacravam seu interior. Tinha vontade de gritar, pegar seu rosto e exigir a resposta do grito de por quê! Mas esse burburinho acontecia unicamente dentro dele, sua aparência era de tristeza contida, que em nada emocionava Cleópatra, antes, gostava de ver no semblante do filho estampada sua vitória sobre ele. Por vezes, ela mesma se perguntava por que alimentava tanta raiva do menino, mas sem obter resposta seguia com a nutrição de seu ego. Ego que iria acompanhá-la até o fim dos seus dias. Não se importava com qualquer convivência com seus pensamentos, quando não mais tivesse todas aquelas distrações de tempos férteis. Anselmo, incrédulo, vendo aquele quadro de uma família inteira contra um só membro, chegou perto de Jaques e sussurrou:
— Deixa que eles planejem qualquer coisa, e já que estão usando de deslealdade, faz de conta que o Fernando tá ganhando, quando a corda tiver com a tensão máxima, você a solta.
Jaques escutou aquilo, e viu que tinha ali um único aliado, ou pelo menos tinha um desafeto a menos naquele meio. Quando Cleópatra percebeu Fernando estendido no chão, ia bater no Jaques, que a encarava com mágoa e sem medo, isso a incomodava, pois todos os outros filhos a temiam, e por isso a apoiavam em tudo, menos por assentirem seus métodos que por temor à sua rivalidade.
(lere)
(continua amanhã,13dezembeo2012).