Vida em solução de continuidade — CXXIV

Vida em solução de continuidade — CXXIV

08DEZEMBRO2012—SÁBADO.

(continuação de 07de dezembro 2012).

Vida que segue

XX

“Para a maioria dos homens, amor à justiça nada mais é que temor à injustiça”. (La Rochefoucald).

Anabela sentindo que seria inútil tentar convencer o irmão a se calar, desistiu de encontrar o Paulo, e foi fazer a pesquisa com Jaques. O menino, que sempre sonhara em passear com a irmã —, que não gostava de sair com ele —, por que a achava muito tudo: perfumada, asseada, bem vestida, virtuosa não achava mais, inteligente, deslumbrante, bela, harmoniosa, estava se sentindo um carrasco e ao mesmo tempo um protetor, já que percebia que sua irmã só tinha mesmo a casca reluzente, mas era quase oca, e o recheio que tinha estava longe do sabor que aos olhos vendia. Contudo, também percebia que suas verdadeiras qualidades, como a de aperfeiçoar tudo que estava ao seu alcance, não era de tanto interesse à maioria das pessoas que se preocupam apenas em usufruir de momentos deslumbrantes, e nessa maioria Jaques via a figura de sua mãe. Ainda que tivesse pouca idade cronológica, tinha em si mesmo a idade mental além das de seus pais: Prodóstimo e Cleópatra chegaram a sugerir, um dia, que Jaques ficasse responsável pelo orçamento dos gastos com os gêneros alimentícios, depois que o menino começou a ir fazer as compras no mercado semanalmente. Além de comprar alimentos bem escolhidos, era comum Cleópatra dar a mínima quantia que julgava necessária às compras, e ele voltar com troco. Quando perguntaram como fazia aquela multiplicação dos pães, Jaques explicava, mas eles não entendiam; fizeram a sugestão ao filho que percebeu o olhar de ódio de sua irmã Anabela, e o riso irônico de George. Intimidado com essas sutis animosidades, despercebidas aos outros, disse não e resolveu fazer cair por terra o deslumbramento dos pais. Durante três compras seguidas gastou tudo e procurou comprar os alimentos sem seu talento em enxergar o melhor somado à vantagem do mais barato.

(Lere)

(continua amanhã,09dezembro2012—sábado).

Lere
Enviado por Lere em 08/12/2012
Código do texto: T4026013
Classificação de conteúdo: seguro